Nome da Atividade
GESTÃO DE NEGÓCIOS EM GEOGRAFIA
CÓDIGO
10060211
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conceito, origem e importância do Empreendedorismo. Comportamento Empreendedor. Criatividade e inovação. Planejamento estratégico empresarial. Elaboração de Plano de Negócios: conceitos e definições. Modelagem de Negócios. Ferramentas e planilhas na elaboração do Plano de Negócios. Noções de custos. Gerenciamento de projetos. Plano de marketing e marketing digital. Prática extensionista de resolução de problemas e tomada de ações junto à comunidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais:
Desenvolver conhecimentos básicos sobre empreendedorismo e desenvolvimento de projetos e negócios aplicados em Geografia.

Específicos:
• Proporcionar ao aluno a vivência e o domínio de conhecimentos e experiências da prática profissional e a resolução de problemas por meio de tomada de ação e atitude inovadoras.
• Desenvolver habilidades e competências visando o aproveitamento de oportunidades de negócio próprio ou de atuação em organizações públicas e privadas de terceiros.

Conteúdo Programático

O conteúdo será trabalhado de forma contínua, sem separação por unidades (ver cronograma).

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de plano de negócios fundamentos, processos e estruturação. 2. São Paulo Atlas 2014 1 recurso online ISBN 9788522489183.
  • CHIAVENATO, Idalberto. Administração para não administradores a gestão de negócios ao alcance de todos. 2. São Paulo Manole 2015 1 recurso online ISBN 9788520441763
  • DORNELAS, José. Plano de negócios, seu guia definitivo. 2. São Paulo Fazendo Acontecer 2016 1 recurso online ISBN 9788566103090.
  • LOPES, Rodrigo, 1938. A cidade intencional o planejamento estratégico de cidades. 2. ed. Rio de Janeiro: MAUAD, c1998. 183 p. Número de chamada: 711.4 L864c 2.ed. (BCS)

Bibliografia Complementar:

  • BARON, Robert A. Empreendedorismo uma visão do processo. São Paulo Cengage Learning 2012 1 recurso online ISBN 9788522109388.
  • BIAGIO, Luiz A. Como Elaborar o Plano de Negócios. Barueri: Editora Manole, 2013. E-book. ISBN 9788520447338.
  • DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 220 p. ISBN 9788522462865. Número de chamada: 658.408 D541g 2. ed. (BCP) (BO)
  • DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 232 p. ISBN 9788535232707. Número de chamada: 658.421 D713e 3.ed. (BCP)
  • DORNELAS, José. Empreendedorismo na Prática - Mitos e Verdades do Empreendedor de Sucesso, 3ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2015. E-book. ISBN 978-85-216-2866-8. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-216-2866-8/. Acesso em: 27 dez. 2022.
  • LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Plano de marketing para micro e pequena empresa. 6. São Paulo Atlas 2011 1 recurso online ISBN 9788522483099.
  • REZENDE, Denis Alcides. Planejamento estratégico público ou privado guia para projetos em organizações de governo e de negócios. 3. Rio de Janeiro Atlas 2015 1 recurso online ISBN 9788522498604.
  • SILVA, Ricardo da S E.; LESSA, Bruno de S.; FERREIRA, Adriana G.; VELHO, Adriana G.; ANASTÁCIO, Mari R. Empreendedorismo social. Porto Alegre: SAGAH (Grupo A), 2019. E-book. ISBN 9788533500204. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788533500204/. Acesso em: 05 jan. 2023.

Página gerada em 23/04/2024 19:18:14 (consulta levou 0.065506s)