Nome da Atividade
TERRITÓRIO, GEOGRAFIA POLÍTICA E PROCESSOS DE GLOBALIZAÇÃO
CÓDIGO
10060229
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A partir do conceito de Território vinculado com a área da Geografia Política desenvolver debates críticos que envolvam a diversidade da sociedade, seus campos de disputas e a construção das territorialidades na atual conjuntura da pós modernidade. Para tanto, o caminho teórico permeará discussões relacionadas as disputas/projeção das relações de poder no espaço, pluralidade de saberes, análise das múltiplas manifestações territoriais da sociedade contemporânea, processos de globalização e identidades territoriais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Analisar teoricamente o conceito de território e suas mais variadas concepções, buscando compreender a sua relação com a identidade e os processos de globalização contemporâneos.

Conteúdo Programático

1-O conceito de território como base do Estado-Nação
2- O território, a territorialidade e o processo T-D-R
3- A Geografia Política: escalas territoriais e redes de poder
4- A construção dos processos de identificação e as manifestações territoriais
5- Os processos de globalização e a multiterritorialdade.
6- Identidade, disputas territoriais e projeções de poder no espaço

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CASTRO, I.E. Geografia e Política: território, escalas de ação e instituições, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. HAESBAERT, Rogério. Des-territorialização e identidade: a rede “gaúcha” no Nordeste. Niterói: EDUF, 1997. HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 3a ed. Rio de Janeiro: Bertrandt Brasil, 2007. RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993 SANTOS, Boaventura de Sousa. A globalização e as ciências sociais. Cortez, 2011.

Bibliografia Complementar:

  • CHELOTTI, Marcelo Cervo. Reterritorialização e identidade territorial. Sociedade & Natureza, v. 22, n. 1, p. 165-180, 2010. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. 36a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. HAESBAERT, Rogério. Identidades territoriais. In: CORREA, R. L; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999. 284p. SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. Edusp, 2002.

Página gerada em 10/08/2022 02:32:19 (consulta levou 0.050283s)