Nome da Atividade
OS SENTIDOS DA PRÁTICA DOCENTE NO DIÁLOGO COM EDUCADORES CONTEMPORÂNEOS
CÓDIGO
10060232
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

As práticas docentes em sua dimensão social e coletiva. Contribuições de educadores contemporâneos para a compreensão das práticas docentes. Perspectivas teóricas, metodológicas e políticas. Práticas docentes, intencionalidades pedagógicas e processos formativos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral:

Realizar estudos sobre práticas docentes, considerando perspectivas teóricas, metodológicas e políticas, a partir de educadores contemporâneos.

Objetivos específicos:

Promover compreensões da obra de Dermeval Saviani, examinando as relações entre a prática social e a prática educativa;
Apreender aspectos da obra de José Carlos Libâneo e o sentido da Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos;
Desenvolver estudos sobre a obra de Bernard Charlot no que se refere à relação dos alunos com o saber.

Conteúdo Programático

1- Dermeval Saviani e a pedagogia histórico-crítica. A prática social como ponto de partida e de chegada da prática educativa.
2- José Carlos Libâneo e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. A busca de uma escola que articule a formação cultural e científica com práticas socioculturais locais e cotidianas.
3- Bernard Charlot e a relação com o saber. A prática pedagógica como mobilização da atividade intelectual dos alunos.
4- -Sínteses interpretativas e processos de formação de professores.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo, Cortez, 2013
  • CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica. São Paulo, Cortez, 2013
  • CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre, ARTMED, 2007.
  • LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 28 ed. São Paulo, Ed. Loyola, 2014.
  • LIBÂNEO, José Carlos. Ensinar e aprender, aprender e ensinar: o lugar da teoria e dada prática em didática. In: LIBÂNEO, José Carlos e ALVES, Nilda (orgs.). Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo, Cortez, 2012.
  • LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, SP, v 38, n1, 2012.
  • LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9º ed. São Paulo, Cortez, 2007.
  • SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: novas aproximações. Campinas, Autores Associados, 2019.
  • SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 43 ed. rev. Campinas, Autores Associados, 2019.
  • SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 9 ed. Campinas, Autores Associados, 2005.

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