Nome da Atividade
L.D.: Educação de Surdos e a Educação Matemática
CÓDIGO
1050042
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
2

Ementa

Educação Matemática e a Educação de Surdos: Alfabetização Matemática, Pedagogia Visual e Bilinguismo

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer, analisar e refletir sobre a Educação Matemática e a Educação de Surdos, referente à Alfabetização Matemática, Pedagogia Visual e Bilinguismo.

Conteúdo Programático

Educação de Surdos e a Matemática.
Alfabetização Matemática.
Pedagogia Visual.Bilinguismo.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • NOGUEIRA, C. M. I. (Org). Surdez, inclusão e matemática. Curitiba: CRV, 2013.
  • VIANA, Flávia Roldan; BARRETO, Marcília Chagas. O ensino da matemática para alunos com surdez: desafios docentes, aprendizagens discentes. Curitiba: CRV, 2014.

Bibliografia Complementar:

  • HONORA, Márcia. Inclusão educacional de alunos com surdez: concepção e alfabetização. São Paulo: Cortez, 2014.
  • KAMMI, Constance. Crianças pequenas reinventam a aritmética: implicações da teoria de Piaget. 2.ed.Porto Alegre: Artmed, 2002.
  • LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
  • RAMOS, Luzia Faraco. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009.
  • SILVA, Márcia Cristina Amaral da.Os surdos e as notações numéricas. Maringá/PR: Editora da UEM, 2010
  • SKLIAR, Carlos (ORG). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 8 ed. Porto Alegre: Mediação, 2016.

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