Nome da Atividade
QUÍMICA APLICADA À CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO I
CÓDIGO
10790074
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estrutura atômica; Classificação periódica dos elementos; Propriedades periódicas; Ligações químicas; Geometria molecular; Funções químicas; Polaridade das ligações químicas e das moléculas; Interações intermoleculares; Estados e propriedades físicas da matéria; Misturas; Equilíbrios químicos; Cálculos de concentração; Teorias ácido-base; Reações químicas; Balanceamento das equações químicas; Termoquímica; Cinética química.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais): Oferecer conhecimentos básicos de química para os estudantes, proporcionando-lhes uma base teórica que permitirá uma melhor compreensão e execução das atividades pertinentes à profissão do conservador-restaurador.

Objetivo(s) específico(s): Os estudantes, ao final da disciplina e dentro do contexto da profissão do conservador-restaurador, deverão compreender o porquê esses profissionais precisam de conhecimentos químicos; deverão ter conhecimentos básicos sobre a estrutura, as propriedades e o comportamento da matéria; deverão entender misturas homogêneas e heterogêneas e saber calcular suas concentrações; deverão saber o que são ácidos e bases e o que é pH; deverão ser capazes de balancear equações químicas simples; e deverão ter conhecimentos básicos sobre termoquímica e cinética química de reações.

 

Objetivos Específicos:

Os estudantes, ao final da disciplina e dentro do contexto da profissão do conservador-restaurador, deverão compreender o porquê esses profissionais precisam de conhecimentos químicos; deverão ter conhecimentos básicos sobre a estrutura, as propriedades e o comportamento da matéria; deverão entender misturas homogêneas e heterogêneas e saber calcular suas concentrações; deverão saber o que são ácidos e bases e o que é pH; deverão ser capazes de balancear equações químicas simples; e deverão ter conhecimentos básicos sobre termoquímica e cinética química de reações.

Conteúdo Programático

Estrutura atômica;
Classificação periódica dos elementos;
Propriedades periódicas;
Ligações químicas;
Geometria molecular;
Funções químicas;
Polaridade das ligações químicas e das moléculas;
Interações intermoleculares;
Estados e propriedades físicas da matéria;
Misturas;
Equilíbrios químicos;
Cálculos de concentração;
Teorias ácido-base;
Reações químicas;
Balanceamento das equações químicas;
Termoquímica;
Cinética química.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • SILVA, R. R.; BOCCHI, N.; ROCHA-FILHO, R. C.; MACHADO, Patrícia F. L. Introdução à Química Experimental. Edufscar, 2a ed., 2014.
  • BROWN, Theodore L et al. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • ATKINS, P.; PAULA, J. Físico-Química. LTC, 9a edição, 2012.
  • LEE, J. D. Química Inorgânica não tão Concisa. Edgard Blucher, 1999.
  • McMURRY, J. Química Orgânica. Cengage Learning, 7a edição, 2011.
  • VOGEL, A. I. - Química Analítica Qualitativa. Mestre Jou, 5a edição, 1981.
  • CALLISTER JR., William; RETHWISCH, David G. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

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