Nome da Atividade
ARQUEOLOGIA E ACERVOS MUSEAIS
CÓDIGO
10790187
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Disciplina prática voltada a introduzir discentes de Museologia nas atividades típicas da cadeia operatória de produção do conhecimento em arqueologia. Visa expor e debater a inter-relação necessária entre profissionais da Arqueologia e da Museologia atuantes junto a instituições de guarda, projetos de pesquisa, ações de colaboração e repatriação, bem como demais circunstâncias nas quais se pratique a musealização da arqueologia. Aborda, então, a relação entre essas áreas a partir de atividades práticas em campo, laboratório, na gestão de acervos monumentais e mobiliários em reserva técnica ou exposição, dentre outros usos sociais de acervos arqueológicos. São apresentadas, praticadas e questionadas as ações que pautam habitualmente a rotina da pesquisa arqueológica, suas implicações documentais, curatoriais e comunicativas em estudos de caso, a partir de sítios e coleções acessíveis.

Objetivos

Objetivo Geral:

Experimentar em aulas práticas a inter-relação entre os trabalhos de profissionais da Arqueologia e da Museologia, a fim de considerar sua importância social através de uma abordagem crítica dos procedimentos habituais de levantamento de dados, análise de material, produção e extroversão de conhecimento em arqueologia, o que inclui a musealização e suas necessárias implicações na divulgação científica e na educação patrimonial.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CERAVOLO, Suely; DEMARTINI, Célia Maria C. & SCATAMACCHIA, Maria Cristina M. A “Caverna do Ódio”: um exemplo de utilização social do sítio arqueológico. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia n. 2, São Paulo: MAE-USP, 1992: p. 115 a 121. De BLASIS, Paulo A. D. & MORALES, Walter F. O Potencial dos acervos antigos: recuperando a coleção 030 do Museu Paulista. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia n. 7, São Paulo: MAE-USP, 1997: p. 111 a 131. NAJJAR, Rosana. Arqueologia histórica: manual. Brasília: IPHAN, 2005. RIBEIRO, Pedro Augusto Mentz. Manual de introducão a arqueologia. Porto Alegre: Sulina, 1977.

Bibliografia Complementar:

  • CURY, Marília Xavier et al. A arte da cerâmica aqui e lá/ Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo: Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo. São Paulo: MAE, 2009. 22 p. ISBN 9788560984091. ROSKAMS, Steve. Excavation. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. STAHL, Ann Brower (ed.). African archaeology/ a critical introduction. USA: Blackwell Publishing, 2008. 490 p. ISBN 9781405101561. SWAIN, Hedley. An Introduction to Museum Archaeology, Cambridge University Press, 2007.

Página gerada em 28/02/2024 14:12:53 (consulta levou 0.051618s)