Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENS. FUND. II
CÓDIGO
10900097
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
102
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
102
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estágio curricular supervisionado, de caráter profissionalizante.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral
- Desenvolver no aluno competência didático-pedagógica para o ensino escolar de História no Ensino Fundamental.
Objetivos específicos
- Permitir aos alunos o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício da profissão docente.
- Refletir sobre a formação e o exercício da profissão docente

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BITTENCOURT, Circe M. F. (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997. BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1999. CAMPI, Helenice. A História pensada e ensinada: da geração das certezas à geração das incertezas. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2000. CARRETERO, Mario. Construir e ensinar as Ciências Sociais e a História. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. CERRI, Luis Fernando. (org.) Ensino de História: olhares em convergência. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2003. CORSETTI, Berenice, et alli. (org.) Ensino de História: formação de professores e cotidiano escolar. Porto Alegre: Edições EST, 2002. DUBET, François. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 5/6, p. 222 – 231, mai/dez. 1997. e o feito. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 70, abril 2000, p. 15-39 FENELON, Dea. A formação do historiador e a realidade do ensino na educação de 1º e 2º Graus. Projeto História, São Paulo, n. 2, agosto de 1982. FILIPOUSKI, A. M. e outros (orgs.) Teoria e Fazeres na Escola em Mudança. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2005. FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus Editora, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006. HORN, Geraldo B. & GERMINARI, Geyso D. O ensino de História e seu currículo – teoria e método. Petrópolis: Vozes, 2006. KARNAL, Leandro. Conversas com um jovem professor. São Paulo: Contexto, 2012. ¬¬¬¬¬_______. (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2005. PINSKI, Carla Bassanezi (org.) Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Editora Contexto, 200

Página gerada em 25/12/2024 02:58:19 (consulta levou 0.118400s)