Nome da Atividade
HISTÓRIA DAS MULHERES E DEBATES SOBRE GÊNERO
CÓDIGO
10900200
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
A disciplina pretende oferecer aos alunos e alunas do PPGH da UFPel debates sobre a história das mulheres, que por muito tempo estiveram invisibilizadas pela historiografia, bem como sobre o conceito de gênero e suas implicações nessa História. A análise pretende debater conceitos e introduzir novas maneiras de se estudar a matéria histórica, tendo também, como foco, questões de classe e raça e fazer uma revisão crítica do conhecimento histórico androcêntrico. A releitura da história, a partir dessa ótica, pretende construir uma nova abordagem sobre o passado, que seja mais plural e humana.
Objetivos
Objetivo Geral:
Oferecer aos alunos e alunas do PPGH da UFPel debates sobre a história das mulheres, que por muito tempo estiveram invisibilizadas pela historiografia, bem como sobre o conceito de gênero e suas implicações nessa HistóriaConteúdo Programático
Parte 1- As mulheres na História
Lutas das mulheres
Construção do feminismo
Gênero e Patriarcado
Parte 2- Mulheres e mundo do trabalho
Maternidade e papeis de gênero
Parte 3 – Interseccionalidade
Gênero e Masculinidades
Lutas das mulheres
Construção do feminismo
Gênero e Patriarcado
Parte 2- Mulheres e mundo do trabalho
Maternidade e papeis de gênero
Parte 3 – Interseccionalidade
Gênero e Masculinidades
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? Belo Horizonte: Letramento, 2018. DEL PRIORE, Mary (org.). História das mulheres no Brasil. 9.ed. São Paulo: Contexto, 2007.HIRATA, Helena; et al (orgs.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: UNESP, 2009. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. NOGUEIRA, Cláudia Mazzei. A Feminização no mundo do trabalho: entre a emancipação e a precarização. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, 2005. SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. In: Educação e Realidade, Porto Alegre, v.16, n.2, p. 5-22, jul./dez. 1990. WALL, Karin; ABOIM, Sofia; CUNHA, Vanessa. (orgs.). A vida familiar no masculino: negociando velhas e novas masculinidades. Lisboa: Comissão para Igualdade no Trabalho e no Emprego, 2010.