Nome da Disciplina
LABORATÓRIO DE ENSINO DE FÍSICA I
CÓDIGO
11090011
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Experimentos de Mecânica dos Sólidos. Mecânica dos Fluidos.Calor e Temperatura. Equipamentos de laboratório. Confecção de equipamentos com material alternativo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Permitir que o(a)estudante, mediante a utilização de equipamentos de diferentes origens, tenha condiçõesde reconhecer aqueles que melhor se adaptam ao uso em sala de aula, seja pelos resultados obtidos, seja pela facilidade de intercâmbio de informações.Mostrar ao estudante os recursos de apoio que a experimentação oferece a fim de dinamizar o processo ensino-aprendizagem como preparação à futura atuação docente no Ensino Médio.

 

Objetivos Específicos:

Despertar no(a)estudante o pensamento criativo para a produção de equipamentos de demonstração nos campos da Mecânica dos Sólidos, Mecânica dos Fluidos, Calor e Temperatura. Possibilitar ao estudante o desenvolvimento da habilidade de manuseio de equipamentos de laboratório para demonstração.

Conteúdo Programático

Unidade 1: Experiências de Mecânica dos Sólidos

- Movimento Retilíneo Uniforme
- Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
- Medida da Aceleração da Gravidade
- Primeira Lei de Newton
- Segunda Lei de Newton
- Trabalho e Energia
- Impulso e Movimento Linear
- Equilíbrio

Unidade 2: Experiências de Mecânica dos Fluidos

- Massa Específica e Densidade
- Pressão, Pressão Atmosférica
- Princípio de Pascal
- Princípio de Arquimedes

Unidade 3: Experiências de Calor e Temperatura

- Temperatura, Equilíbrio Térmico
- Calor, Capacidade Térmica e Calor Específico
- Propagação do Calor
- Dilatação Térmica

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GRUPO DE REELABORAÇÃO DE ENSINO DE FÍSICA GREF;. Física. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 1996. 3v.
  • EISBERG, Robert M. Física: fundamentos e aplicações. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. 4v.
  • ÁLVARES, Beatriz Alvarenga; LUZ, Antônio Máximo Ribeiro da. Curso de Física. São Paulo: Scipione, 2006. 2v.

Bibliografia Complementar:

  • HEWITT, Paul G. Física conceitual. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. 685 p.
  • DELIZOICOV, Demetrio. Física. São Paulo: Cortez, 1991. 180 p. (Coleção magistério - 2.grau serie formação geral)
  • VALADARES, Eduardo de Campos. Física mais que divertida: inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo. 2. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002. 119 p.
  • LOPES, J. Bernardino. Aprender e ensinar física. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. 430 p. (Textos universitários de ciências sociais e humanas)
  • SANTOS, José Ivan C. dos. Conceitos de Física: termologia, ondas (som e luz). 5. ed. São Paulo: Ática, 1990. v.2

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
P1 2019 / 2 10 5 Física (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
ALVARO LEONARDI AYALA FILHO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
LABORATÓRIO DE ENSINO DE FÍSICA I Física (Licenciatura)

Página gerada em 10/12/2019 14:31:19 (consulta levou 0.161549s)