Nome da Atividade
ESTÁGIO EM ENSINO DE FÍSICA
CÓDIGO
11090061
Carga Horária
170 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
170
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
170
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 6 / Sem
exame

Ementa

Estágio autônomo de regência de classe com ênfase no ensino de Física.

Objetivos

Objetivo Geral:

Realizar, de forma autônoma, estágio de regência de classe em uma turma de Física de uma escola de Ensino Médio.

Conteúdo Programático

Elaboração e/ou finalização do projeto de estágio com ênfase nos planos de aula, incluindo as atividades didático-pedagógicas a serem realizadas e o material didático e ser utilizado;
Realização das atividades de acordo com o planejamento;
Avaliação do planejamento executado – visando avaliar a proposta de aula, procurando refletir sobre os pontos positivos e negativos, sobre o que poderia mudar.
Participação nas atividades típicas da escola, como o conselho de classe, feiras de ciência e outras atividades extracurriculares que a escola promova.
Discussão das atividades realizadas e entrega de todo o material didático utilizado;
Avaliação dos professores em formação;
Avaliação da disciplina.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. MEC, SEB, 2000. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf . Consultado em 27/03/2015.
  • BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. PCN + Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEB, 2002. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Consultado em 27/03/2015.
  • CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 158p. (Coleção Ideias em Ação).

Bibliografia Complementar:

  • PIRES, Antonio S. T. Evolução das ideias da Física. 2. ed. São Paulo: LF, 2011. 478 p.
  • MOREIRA, Marco A. (Marco Antonio), 1942. Uma abordagem cognitivista ao ensino da Física. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1983. 189 p.
  • DELIZOICOV, Demetrio. Física. São Paulo: Cortez, 1991. 180 p. (Coleção magistério - 2.grau série formação geral)
  • ÁLVARES, Beatriz Alvarenga; LUZ, Antônio Máximo Ribeiro da. Curso de física. São Paulo: Scipione, 2006. 2v.
  • HEWITT, Paul G. Física conceitual. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. 685 p.
  • SOUZA, João Valdir Alves de e GUERRA Rosangela (organizadores). Dicionário Crítico da Educação. Belo Horizonte: Dimensão, 2014.

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