Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ENSINO DE FÍSICA I
CÓDIGO
11090099
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Construção e análise de experimentos didático-pedagógicos, provenientes de materiais comerciais ou alternativos, com a elaboração de roteiros levando em consideração a aplicação de diferentes metodologias no ensino de Física voltadas ao desenvolvimento pedagógico dos conceitos e fenômenos pertinentes à mecânica dos sólidos, mecânica dos fluidos, calor e temperatura.

Objetivos

Objetivo Geral:

A componente curricular visa apresentar ao aluno as potencialidades do emprego de recursos relativos à elaboração de experimentos e roteiros experimentais que a prática experimental oferece no ensino de Física. Procura também promover uma dinamização do processo de ensino-aprendizagem empregado no desenvolvimento dos conceitos e fenômenos relativos à mecânica dos sólidos, mecânica dos fluidos, calor e temperatura na Educação Básica.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GRUPO DE REELABORAÇÃO DE ENSINO DE FÍSICA GREF. Física. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 1996. 3v.
  • EISBERG, Robert M. Física: fundamentos e aplicações. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. 4v.
  • CAMPOS, Agostinho Aurélio; ALVES, Elmo Salomão; SPEZIALI, Nivaldo. Física experimental básica na universidade. 2. ed. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2008. 210 p.

Bibliografia Complementar:

  • VALADARES, Eduardo de Campos. Física mais que divertida: inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo. 2. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002. 119 p.
  • PERUZZO, Jucimar. Experimentos de física básica: termodinâmica, ondulatória e óptica. São Paulo: editora livraria da física, 2012. 366p.
  • PERUZZO, Jucimar. A física através dos experimentos: termodinâmica, ondulatória e óptica. V.II. Irani: editora Clube de autores, 2013. 377p.
  • PERUZZO, Jucimar. A física através dos experimentos: mecânica. V.I. Irani: editora Clube de autores, 2013. 377p.
  • DE MENEZES, Vivian Machado. Ensino de física com experimentos de baixo custo. Curitiba: editora Appris, 2018. 221p.

Página gerada em 28/03/2024 13:09:55 (consulta levou 0.167737s)