Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ENSINO DE FÍSICA III
CÓDIGO
11090102
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Construção e análise de experimentos didático-pedagógicos, provenientes de materiais comerciais ou alternativos, com a elaboração de roteiros levando em consideração a aplicação de diferentes metodologias no ensino de Física voltadas ao desenvolvimento pedagógico dos conceitos e fenômenos pertinentes à óptica geométrica e óptica física.

Objetivos

Objetivo Geral:

A componente curricular visa apresentar ao aluno as potencialidades do emprego de recursos relativos à elaboração de experimentos e roteiros experimentais que a prática experimental oferece no ensino de Física. Procura também promover a dinamização do processo de ensino-aprendizagem empregado no desenvolvimento dos conceitos e fenômenos relativos à óptica geométrica e óptica física na Educação Básica.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CAMPOS, Agostinho Aurélio; ALVES, Elmo Salomão; SPEZIALI, Nivaldo. Física experimental básica na universidade. 2. ed. rev. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2008. 210 p.
  • POMPIGNAC, Francois. Física geral experimental IV: textos de laboratório. Salvador: Centro Editorial e Didático da Universidade Federal da Bahia, 1984. 172 p.
  • CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; RICARDO, Elio Carlos; SASSERON, Lúcia Helena; SANTOS, Maria Lúcia Vital dos. Ensino de Física (Coleção Ideias em Ação). São Paulo: Cengage Learning, 2018. Recurso online.

Bibliografia Complementar:

  • CATELLI, Francisco. Física experimental IV: ondas. Caxias do Sul: EDUCS, 1982. 98 p.
  • VALADARES, Eduardo de Campos. Física mais que divertida : inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo. 2. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002. 119 p.
  • JURAITIS, Klemensas Rimgaudas; DOMICIANO, João Baptista. Introdução ao laboratório de física experimental: métodos de obtenção, registro e análise de dados experimentais. Londrina: Eduel, 2009. 352 p.
  • PIETROCOLA, Maurício. Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC: Comped: INEP, 2001. 235 p.
  • HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física - v. 4. Óptica e física moderna. 10. ed. São Paulo: LTC, 2016.

Página gerada em 27/05/2024 23:24:46 (consulta levou 0.108046s)