Nome da Atividade
Redes e Sistemas Multimídia
CÓDIGO
1110174
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Conceitos básicos sobre sistemas de comunicação multimídia. Captura e compressão de dados multimídia (texto, áudio, imagem e vídeo). Aplicações multimídia. Protocolos e infraestrutura de telecomunicações para multimídia.

Objetivos

Objetivo Geral:

A disciplina tem como objetivo apresentar os conceitos básicos sobre sistemas de comunicação multimídia, incluindo captura e compressão de dados (texto, áudio, imagem e vídeo), aplicações multimídia e infraestrutura de telecomunicações para multimídia. Ao fim da disciplina, o aluno será capaz de compreender o funcionamento de técnicas de compressão de dados multimídia, os mecanismos e protocolos básicos de distribuição de conteúdo multimídia e o funcionamento de técnicas de adaptação de fluxo contínuo armazenado e adaptativo de vídeo digital.

Conteúdo Programático

1. Introdução aos Sistemas e Redes Multimídia
2. Conceitos de Codificação Digital
3. Codificação de Imagem
4. Codificação de Vídeo
5. Codificação de Áudio
6. Multiplexação de Áudio e Vídeo
7. Pilha de Protocolos da Internet
8. Protocolos para Aplicações Interativas em Tempo Real
9. Vídeo de Fluxo Contínuo Armazenado
10. Suporte de Rede para Multimídia

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARZ, H., BASSET, G. Multimedia Networks: Protocols, Design and Applications. West Sussex: John Wiley & Sons, 2016.
  • KUROSE, J., ROSS, K. Redes de Computadores e a Internet: uma abordagem top-down. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 6ª edição, 2013.

Bibliografia Complementar:

  • PEREIRA, F. Comunicações Audiovisuais: Tecnologias, Normas e Aplicações. Lisboa: IST Press, 2009.
  • GIBSON, J. Digital Compression for Multimedia: Principles & Standards. San Francisco: Morgan Kaufmann, 1998.
  • STALLINGS, W. Data and Computer Communications. New Jersey: Pearson Education, 2007.

Página gerada em 04/07/2022 03:05:52 (consulta levou 0.047253s)