Nome da Atividade
Seminário de Linha de Pesquisa: Ensino/Aprendizagem de Línguas
CÓDIGO
1120045
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4

Ementa

As revoluções científicas e seus paradigmas. Teorias e abordagens da pesquisa qualitativa. Questões teóricas da Linguística Aplicada: do gesto indisciplinar à Linguística Aplicada pós-humanística. Pesquisa e ética: Imposturas intelectuais e pós-modernidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Refletir sobre a construção do conhecimento na área das ciências humanas, com ênfase nas pesquisas desenvolvidas na área da Linguística Aplicada, concentrando-se no ensino e na aprendizagem de línguas.
Produzir, junto com o orientador, um artigo de qualidade publicável sobre seu projeto de tese.
Publicar o artigo em periódico qualificado.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • EAGLETON, T. Ideologia: uma introdução. Trad. S. Vieira e L. C. Borges. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista/Editora Boitempo, 1997. DENZIN, Norman K., LINCOLN, Yvonna S. e colaboradores. O planejamento da pesquisa qualitativa – teorias e abordagens, 2ª. Edição. Trad. Sandra R. Netz. Porto Alegre, RS: ARTMED, 2006, p. 49-90 FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Sandra Regina Netz. Porto Alegre; Bookman, 2004. KINCHELOE, Joe; BERRY, Kathleen S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Trad. Roberto C. Costa. Porto Alegre: ARTMED, 2007. KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Trad. Beatriz V. Boeira e Nelson Boeira. S. Paulo, SP: Editora Perspectiva, 2005. NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Trad. Lúcia Pereira de Souza. S. Paulo, SP: Triom, 1999. NOBRE, Marcos. A teoria crítica. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. SANTOS, Boaventura de S. Um discurso sobre as ciências. 12ª. Edição. Porto: Edições Afrontamento, 2001. SILVERMAN, David. Interpretação de dados qualitativos – métodos para análise de entrevistas, textos e interações, 3ª. Edição. Tradução de Magda F. Lopes. (2006). Porto Alegre: Artmed, 2009. SOKAL, Alan e BRICMONT, Jean. Imposturas intelectuais – o abuso da ciência pelos filósofos pós-modernos. Trad. Max Altman, 3ª. Edição. Rio de Janeiro, RJ: Editora Record Ltda. 2006.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
1 2024 / 1 20 7 Letras (Doutorado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
LETICIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITAS
Professor responsável pela turma

Página gerada em 19/04/2024 11:33:34 (consulta levou 0.059208s)