Nome da Atividade
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
CÓDIGO
11260018
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Análise de aplicativos de informática para o ensino de matemática nos ensinos fundamental e médio. Recursos de informática para o ensino profissionalizante. Calculadoras, aplicativos, computadores e multimídia. Adaptação de aplicativos científicos para os ensinos fundamental e médio. Planejamento, execução e análise de aulas experimentais de Matemática utilizando tecnologias avançadas no ensino de matemática. Experimentação de diferentes estratégias de ensino de Matemática em grupos especiais de alunos. Elaboração de relatórios sobre os experimentos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Prover o aluno de habilidades no uso de tecnologias em salas de aula para o ensino de Matemática, bem como de condições para que possam avaliar programas de matemática para microcomputadores no que diz respeito a seus aspectos ergonômicos mais diretos e a sua aplicabilidade como ferramenta auxiliar em aulas de matemática. Propiciar ao aluno condições de desenvolver sua capacidade de dedução, bem como desenvolver a capacidade de raciocínio lógico e organizado, desenvolver seu espírito crítico e criativo

Conteúdo Programático

Análise de aplicativos de informática para o ensino de Matemática
Recursos de informática para o ensino profissionalizante
Computadores e multimídia

Adaptação de aplicativos científicos para o ensino fundamental e médio
Experimentação de diferentes estratégias de ensino de matemática em grupos especiais de alunos
Elaboração de relatórios sobre os experimentos

Aulas de Matemática utilizando sistemas computacionais
Escolha de tópico específico sobre o qual será ministrada uma ou mais aulas de matemática
Escolha de programa de computador para uso em sala de aula de matemática
Análise da adequabilidade do programa escolhido (experimentação prévia)
Execução de aula(s) experimental(ais) de matemática usando microcomputadores

Avaliação das aulas

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARRAHER, D. W., Aprendizagem de Conceitos Matemáticos com o Auxilio do Computador. São Paulo, Cortez Editora, 1992.
  • LÉVY, P As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2004
  • MORAES, Raquel de Almeida, Informática da Educação, Rio de Janeiro, DP&A editora, 2000

Bibliografia Complementar:

  • MORAN, José Manuel. Mudanças na comunicação pessoal. Paulinas
  • PAPERT, S., A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática, Tradução Sandra Costa, Porto Alegre (RS), ArtMed editora, 1994.
  • PAPERT, S., Logo: Computadores e Educação, Tradução José Armando Valente et alli, São Paulo (SP), Bralisiense editora, 1985.
  • SANCHO, Juana M. (org.), Para uma Tecnologia Educacional, Porto Alegre, ArtMed editora, 1998.
  • VALENTE, J.A. e VALENTE, A. B., Logo: conceitos, licação e projetos, São Paulo, MgrawHill, 1988.
  • VALENTE, J.A., Diferentes Usos do Computador na Educação, in José Armando Valente (Ed) Computadores e Conhecimento: repensando a educação, pp. 1-23, NIED, Unicamp, 1993.
  • WEISS, Alba Maria Lemme e CRUZ, Maria Lúcia Reis Monteiro, A Informática e os Problemas Escolares de Aprendizagem, Rio de Janeiro, DP&A editora, 2001

Página gerada em 29/03/2024 07:17:28 (consulta levou 0.105957s)