Nome da Atividade
QUALIDADE NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
CÓDIGO
12000156
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Histórico e evolução do controle de qualidade e do controle de qualidade em alimentos. Definições em gerenciamento e controle de qualidade. Bases da organização e ação do departamento de qualidade. Planejamento, implantação e avaliação de programas de qualidade na indústria de alimentos. Campos de atuação do controle de qualidade na indústria de alimentos. Normalização. Sistemas de gerenciamento e controle de qualidade. Métodos de amostragem. Uso ferramentas estatísticas e não estatísticas no gerenciamento e controle de qualidade. Gestão e implantação de programas e sistemas de qualidade e segurança. Certificações de qualidade e origem.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender a importância do gerenciamento e controle da qualidade total e os campos de ação do responsável técnico pertinentes à qualidade na indústria de alimentos.

- Aplicar métodos instrumentais à análise de alimentos - Entender a importância do controle de qualidade na indústria de alimentos em relação à responsabilidade com a saúde e satisfação do consumidor, respeito ao meio ambiente e lucratividade da empresa - Diferenciar os conceitos envolvidos com qualidade e qualidade em produtos alimentícios - Conhecer a organização do departamento de qualidade de produtos alimentícios, da pequena indústria até as mais complexas - Conhecer as ferramentas atuais e os diferentes níveis de controle de qualidade - Saber como planejar e implementar cartas e sistemas de controle para os diferentes insumos, etapas e fatores envolvidos na produção, armazenamento, distribuição e venda dos produtos na indústria de alimentos, em consonância com as boas práticas de fabricação - Saber como gerenciar e supervisionar ambiente e funcionários na indústria de alimentos - Conhecer normas, selos e certificações nacionais e internacionais de qualidade

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANVISA, Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos, PNMQSA, 2006.
  • BERTOLINO, M. T. Gerenciamento da Qualidade na Indústria Alimentícia. Artmed, 2010. 320p.
  • CAMPOS, V. F. TQC: controle da qualidade total (no estilo japonês). 8. ed. Nova Lima, MG: INDG Tecs, 2004. 256p.
  • CHAVES, J. B. P. Controle de qualidade para indústrias de alimentos (princípios gerais). Viçosa: UFV, 1998. 94p.
  • PALADINI, E. P. Avaliação estratégica da qualidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 234p.

Bibliografia Complementar:

  • APPCC na qualidade e seguranca microbiologica dos alimentos : analise de perigos e pontos criticos de controle para garantir a qualidade e a seguranca de alimentos / Uniao Internacional das Sociedades de Microbiologia. Comissao Internacional para Especificacoes Microbiologicas dos Alimentos; traducao Anna Terzi Giova; revisao cientifica Eneo Alves da Silva Jr. - São Paulo: Varela, 1997. 377p.
  • MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 1998
  • SANTOS, R. C. dos; CERQUEIRA, V. S. Manual para a aplicação das boas práticas agropecuárias e de fabricação na agroindústria. 2. ed. Porto Alegre: Emater, 2008. 183p.
  • TERRA, N. N.; BRUM, M. A. R. Carne e seus derivados: técnicas de controle de qualidade. São Paulo: Nobel, 1988. 121p.
  • TRONCO, V. M. Manual para inspecão da qualidade do leite. Santa Maria: Ed. da UFSM, 1997. 166p.
  • ZULSKE, M. L. Abrindo a empresa para o consumidor: a importância de um canal de atendimento. 4. ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Quality, 1997. 198p.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 12 0 Química de Alimentos (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
17:40 - 18:30

Página gerada em 29/03/2024 04:43:04 (consulta levou 0.112780s)