Nome da Atividade
DIDÁTICA DA QUÍMICA
CÓDIGO
12000197
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Pressupostos teóricos para o ensino de Química. Planejamento de atividades para o ensino de química. Metodologias e estratégias para o ensino de química: modelagem, experimentação, uso da informática, uso da mídia. Análise de materiais e recursos didáticos de química. Avaliação no processo de ensino e aprendizagem, no ensino médio.

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL:
Planejar, desenvolver e analisar estratégias metodológicas para o ensino de química, visando o ensino para a aprendizagem de conceitos químicos desenvolvidos no Ensino Médio.
ESPECIFÍCOS:
Discutir as principais dificuldades para a aprendizagem de química e planejar atividades teóricas e práticas para o ensino de química.
Reconhecer e utilizar diferentes recursos didáticos para os planejamentos de ensino.
Planejar, apresentar e avaliar metodologias para o ensino de Química, no ensino médio.
Planejar, apresentar e avaliar metodologias para práticas inclusivas no ensino de química.
Discutir e elaborar instrumentos de avaliação

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SANTOS, Wildson L.; MALDANER, Otavio A. (Orgs.) Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2010.
  • SANT'ANNA, Ilza Martins.Didática: aprender a ensinar. São Paulo: Loyola, 1989.
  • DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenacão do trabalho pedagogico: do projeto politico-pedagogico ao cotidiano da sala de aula. 10. ed. São Paulo: Libertad, 2009.
  • RODRIGO, María José e ARNAY, José. Conhecimento cotidiano, escolar e científico: representação e mudança: a construção do conhecimento escolar. São Paulo: Ática, 1998.
  • ÁLVAREZ MÉNDEZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed, 2002.
  • ZANON, Lenir B.; MALDANER, Otavio A. (Orgs.) Fundamentos e propostas de Ensino de Química para a Educação Básica do Brasil. Ijuí: Unijuí, 2007.
  • REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. Sociedade Brasileira de Química. São Paulo: SBQ... Disponível em http://qnesc.sbq.org.br/

Página gerada em 20/04/2024 04:41:14 (consulta levou 0.141099s)