Nome da Disciplina
SEMINÁRIOS INTEGRADORES
CÓDIGO
12000199
Carga Horária
30 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Análise dos aspectos da trilogia da profissão: o profissional, os estabelecimentos farmacêuticos e os produtos. Estudo de casos farmacêuticos que integram os conteúdos das diferentes áreas de competência do farmacêutico. Realização de debates e encontro com profissionais especializados dos diferentes setores farmacêuticos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar ao aluno o âmbito do profissional farmacêutico, conjuntamente com noções básicas dos direitos e deveres do profissional farmacêutico e dos cidadãos.

 

Objetivos Específicos:

Abordar a importância dos valores econômicos, socioculturais e étnicos na construção destes direitos e deveres. Informar e descrever os principais pontos na vivência da prática farmacêutica nos diferentes eixos de atuação profissional, assim como integrar o aluno no contexto da Universidade e do Curso de Farmácia.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • STARFIELD, B. Atenção Primária – Equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Unesco, Ministério da Saúde, 2002.
  • MARIN N., et al. Assistência Farmacêutica para Gerentes Municipais. OPAS. 2003. disponível em Arquivo em PDF no OPAS- http://www.opas.org.br/
  • BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. A Organização Jurídica da Profissão Farmacêutica. 5 ed. atual. rev. Brasília: CFF, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL – ANVISA. Legislação. Disponível em: www.anvisa.gov.br
  • CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO RS. Disponível em: www.crfrs.org.br
  • CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Disponível em:www.cff.org.br
  • PORTAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Disponível em: www.planalto.gov.br
  • Resolução 417 (CFF) de 29 de setembro de 2004. Aprova o código de ética da Profissão Farmacêutica. Disponível em: www.cff.org.br
  • RESOLUÇÃO CNE/CES 2, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES022002.pdf>.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
SEMINÁRIOS INTEGRADORES Farmácia (Bacharelado)

Página gerada em 10/12/2019 00:52:14 (consulta levou 0.158991s)