Nome da Disciplina
BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS
CÓDIGO
12000200
Carga Horária
30 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A área de biossegurança tem acompanhado as transformações técnico-científicas no Brasil e no mundo. Esta evolução visa atender às exigências de prevenção, de proteção indivudual e coletiva. Neste contexto, a disciplina aborda tópicos relacionados às recomendações normativas aos profissionais que atuam em laboratórios, como equipamentos de uso individual e coletivo, os riscos químicos, físicos, biológicos e ergonômicos, bem como processos de manuseio de material químico e biológico e descarte de resíduos, além de salientar a estrutura física adequada para o bom uso dos laboratórios.

Objetivos

Objetivo Geral:

Fornecer aos alunos informações teóricas referentes a área de biossegurança, bem como a legislação vigente, capacitando-os para o desempenho de suas funções com proteção da saúde humana, dos animais, das plantas e do meio ambiente

 

Objetivos Específicos:

Ao término da disciplina, os alunos deverão ser capazes de conhecer os equipamentos de proteção individual e coletiva e suas vantagens de uso. Além disso, eles deverão ser capazes de identificar, analisar e avaliar as alterações necessárias para adequação dos laboratórios de ensino, pesquisa e biotérios, reconhecer a simbologia utilizada no processo de manuseio e descarte de produtos químicos e biológicos, determinando os critérios de prevenção e bom uso da ciência sem prejuízo humano, animal ou ambiental.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • HIRATA, M. H.; FILHO MANCINI, J. Manual de Biossegurança. Editora Manole. São Paulo. Brasil, 2008
  • MASTROENI, M.F. Biossegurança aplicada a laboratórios e serviços de saúde. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2007.
  • BARKER, K. Na bancada: manual de iniciação científica em laboratórios de pesquisas biomédicas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Cadernos de Biossegurança Legislação.http://www.ifsc.usp.br/cibio/arquivos/caderno-de-biosseguranca.pdf
  • TEIXEIRA, P.; VALLE, S. Biossegurança uma abordagem multidisciplinar. Editora Fiocruz. Rio de Janeiro. Brasil, 2002.
  • HINRICHSEN, S.L. Biossegurança e controle de infecções: risco sanitário hospitalar. 2 ed. ampl. e atual. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
  • CARVALHO, P.R. Boas prá¡ticas químicas em biossegurança. Rio de Janeiro: Interciência, 1999
  • SEIXAS, F.K. Risco biológico: boas práticas e biossegurança. Pelotas: Ed. Universitária - UFPel, 2009.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS Farmácia (Bacharelado)

Página gerada em 10/12/2019 00:43:52 (consulta levou 0.123521s)