Nome da Atividade
TUTORIA I
CÓDIGO
12000231
Carga Horária
15 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
1
CRÉDITOS
1
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Definições, histórico, importância dos alimentos. Histórico e estrutura administrativa e acadêmica da UFPel, CCQFA e Curso de Bacharelado em Química de Alimentos. Como o estudante de Química de Alimentos deve entender o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Química de Alimentos (disciplinas obrigatórias, básicas, aplicadas, formação livre, atividades complementares e estágio supervisionado). Oportunidades no âmbito do curso relacionadas a ensino, pesquisa e extensão. Direitos humanos, ações inclusivas e desdobramentos ético-raciais. Legislação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender a estrutura administrativa e acadêmica bem como as ações inclusivas da UFPel e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), visualizando as oportunidades de atuação nas dimensões ensino, pesquisa e extensão ao longo da trajetória acadêmica.

- Conhecer a estrutura administrativa e acadêmica da UFPel, CCQFA e Curso de Bacharelado em Química de Alimentos; - Conhecer direitos e deveres acadêmicos; - Conhecer o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Química de Alimentos; - Entender a importância dos conteúdos das disciplinas básicas e tecnológicas; - Entender a formação obrigatória, livre e as atividades complementares necessárias à obtenção do grau de Bacharel em Química de Alimentos; - Vislumbrar as possibilidades de inserção nas dimensões ensino, pesquisa e extensão; - Promover liberdade na construção de caminhos próprios; - Conhecer o perfil do profissional Químico de Alimentos e vislumbrar as oportunidades de atuação profissional - Visualizar os desdobramentos dos direitos humanos, das relações étnicoraciais-sociais no âmbito acadêmico e das ações de inclusão de portadores de necessidades especiais; - Apontar a legislação pertinente aos temas tratados

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • PPC-BQA - Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Química de Alimentos, UFPel, 2016.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para os Cursos de Química, parecer CNE/CES 1303/01, aprovado pela Resolução CNE/CES 8/2001.
  • BRITO, E. P. Coletânea Pedagógica: Caderno Temático n.1. Projeto Pedagógico de Curso. Universidade Federal de Pelotas. Pró-Reitoria de Graduação. 2008.

Bibliografia Complementar:

  • EVANGELISTA, J. Tecnologia de Alimentos. São Paulo: Varela, 2000.
  • MADRI, A. CENZANO, I. VICENTE, J. M. Manual de industrias dos alimentos. São Paulo: Varela, 1996.
  • SILVA, J. A. Tópicos de Tecnologia de Alimentos. São Paulo: Varela, 2000.
  • ORDOÑEZ, J.A.: Tecnologia de Alimentos: componentes dos alimentos e processamento. v.1, Porto Alegre: Artmed, 2005.
  • BRASIL. Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasil, 26 set. 2008.

Página gerada em 25/04/2024 23:29:58 (consulta levou 0.114188s)