Nome da Atividade
TUTORIA II
CÓDIGO
12000236
Carga Horária
15 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
1
CRÉDITOS
1
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Auxiliar o aluno em sua vida acadêmica. Realizar ajustes em matriculas e auxiliar e direcionar o aluno a cursar disciplinas pertencentes à formação livre e atividades complementares. Avaliar a interação e entendimento discente do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Química de Alimentos (disciplinas obrigatórias, básicas, aplicadas, formação livre, atividades complementares e estágio supervisionado). Direcionar os quanto a oportunidades no âmbito do curso relacionadas a ensino, pesquisa e extensão.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender e estruturar a trajetória acadêmica individual e coletiva em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Química de alimentos e com o perfil do profissional, fortalecendo a conexão e interação com a Universidade, o curso e com ingressantes em potencial, contribuindo com ações coletivas para a permanência dos alunos no curso.
- Entender a importância dos conteúdos das disciplinas tecnológicas obrigatórias e livres como pré-requisitos para a equilibrada formação acadêmica e profissional
- Fortalecer o vínculo discente com o curso
- Buscar possibilidades de inserção nas atividades de ensino extracurriculares, pesquisa e extensão
- Ajustar a escolha semestral de disciplinas respeitando ao máximo a sequência proposta na grade curricular vigente
- (Re)Estruturar a trajetória para cumprimento das atividades complementares e formação livre, em consonância com o perfil individual do acadêmico
- Participar de atividades de interação com discentes do ensino médio, vislumbrando-os como potenciais ingressantes no curso
- Buscar alternativas coletivas para a permanência do aluno no curso de Química de Alimentos da UFPel

Conteúdo Programático

AULAS TEÓRICAS

UNIDADE 1. Avaliação da trajetória e orientações
- Disciplinas
- Formação livre
- Atividades complementares
- Planificação de trajetória até o final do curso

UNIDADE 2. Atuação acadêmica
- Auxílios e direcionamentos para atividades de ensino e pesquisa e extensão
- Discussão das experiências vivenciadas até a etapa em curso como base ao planejamento de uma formação profissional complementar sólida

UNIDADE 3. Atuação em atividades de extensão no âmbito do Curso
- Atividades de interação com os demais discentes e com alunos do ensino médio
- Divulgação do conhecimento na temática do profissional em Química de Alimentos à comunidade interna e externa
- Ações para a permanência do aluno no curso de Química de Alimentos da UFPel

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para os Cursos de Química, parecer CNE/CES 1303/01, aprovado pela Resolução CNE/CES 8/2001.
  • BRITO, E. P. Coletânea Pedagógica: Caderno Temático n.1. Projeto Pedagógico de Curso. Universidade Federal de Pelotas. Pró-Reitoria de Graduação. 2008.
  • PPC-BQA. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Química de Alimentos, UFPel, 2016;
  • BRASIL. Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasil, 26 set. 2008.

Bibliografia Complementar:

  • EVANGELISTA, J. Tecnologia de Alimentos. São Paulo: Varela, 2000.
  • MADRI, A. CENZANO, I. VICENTE, J. M. Manual de industrias dos alimentos. São Paulo: Varela, 1996.
  • SILVA, J. A. Tópicos de tecnologia de alimentos. São Paulo: Varela, 2000.
  • ORDOÑEZ, J.A.: Tecnologia de Alimentos: componentes dos alimentos e processamento. v.1, Porto Alegre: Artmed, 2005.
  • NORMAS do Conselho Federal de Química – CFQ, Brasil, 2016.
  • LEMOS, C. P. T. Estágio na Ufpel. Coletânea Pedagógica: Caderno Temático n.3. Pelotas: Editora da Universidade Federal de Pelotas, 2010.58p.

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