Nome da Atividade
METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA
CÓDIGO
12000259
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A importância da pesquisa educacional no ensino e na formação docente. A pesquisa qualitativa em educação. Introdução a metodologias de pesquisa e instrumentos de coleta e análise de dados. Construção e desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Elaboração de texto e socialização da pesquisa.

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL:
Construir e socializar um projeto de investigação na área de Educação Química, considerando a definição do problema; os objetivos; a fundamentação teórica; os instrumentos de coleta e análise de dados.

ESPECÍFICOS:
Identificar as principais características da pesquisa qualitativa em educação.
Reconhecer a pesquisa em Educação Química como um campo de pesquisa da área de Química e de Ensino. Relacionar a natureza das pesquisas em Educação Química com aspectos que envolvem a formação docente e os processos de ensino e de aprendizagem em Ciências/Química.
Incentivar a realização de pesquisas sobre a educação escolar e sua relação com educação ambiental, educação para a saúde, ética na educação, educação e inclusão, entre outros.
Executar etapas de iniciação a pesquisa educacional em Química: definição do problema; objetivos; fundamentação teórica; instrumentos de coleta e análise de dados; organização e redação de resultados; e comunicação e exposição à crítica construtiva.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.
  • MORAES, Roque; LIMA, Valderez. (Orgs.) Pesquisa em Sala de Aula. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
  • ANDRÉ, Marli (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 4ª. ed. Campinas: Papirus, 2001, p. 107-143.

Bibliografia Complementar:

  • BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
  • BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.
  • MALDANER, Otavio A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química: Professores/Pesquisadores. 2.ed, Ijuí: Unijuí, 2003.
  • MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2007. 224 p.
  • SANTOS, Flávia M. T.; GRECA, Ileana, M (Orgs.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Unijuí, 2007.

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