Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
CÓDIGO
12000338
Carga Horária
136 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
136
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
136
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Planejamento de aulas. Regência de classe em química no ensino médio. Reflexões teóricas e práticas sobre o estágio supervisionado. Elaboração de relatório do estágio de regência e sua comunicação.

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL:
Realizar estágio supervisionado em instituição de Ensino Médio, planejando, executando e avaliando intervenções didáticas em aulas de Química, sob orientação de professor da universidade e supervisão de professor da escola.

ESPECÍFICOS:
Planejar e desenvolver atividades de ensino de Química e, sempre que possível, utilizar-se de alternativas metodológicas diversificadas.
Desenvolver competências e habilidades para melhorar o desempenho de práticas escolares durante e após o estágio de regência.
Planejar, executar e avaliar atividades de laboratório para alunos de Ensino Médio, sob a supervisão de professor da escola.
Planejar, em conjunto com o professor da escola e dos orientadores de estágio, as atividades para a regência de classe.
Desenvolver ações com o desenvolvimento de aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais, destacando o respeito aos direitos humanos, à diversidade e à inclusão no processo de ensino.
Elaborar o relatório de Estágio com relatos e reflexões teóricas sobre a realidade da sala de aula e do contexto escolar, melhorando compreensões e ações sobre e na prática escolar.
Socializar, com apresentação de relato e análise crítica, a prática de estágio supervisionado.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SACRISTÁN, J Gimeno; GÓMES, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4 ed., Porto Alegre: Artmed, 1998. P. 120-148.
  • DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3a Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
  • SANTOS, Wildson L.; MALDANER, Otavio A. (Orgs.) Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • MALDANER, Otavio Aloisio. A formação inicial continuada de professores de química: professores/pesquisadores. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2000.
  • BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Brasília: MEC, 1996.
  • ALVAREZ-MENDEZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
  • MORTIMER, Eduardo F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de Ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.
  • PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11a ed. São Paulo: Cortez, 2012.
  • CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

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