Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
CÓDIGO
12000346
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Reconhecimento do espaço escolar. Projeto Político e Regimento Escolar. Aspectos didático-administrativos da escola. Papel do professor no ensino de Química na educação escolar. Planejamento de aulas. Gestão escolar e regência de classe em química no ensino médio.

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL:
Realizar estágio supervisionado em escola de Ensino Médio. Coletar dados sobre os diversos aspectos da vida escolar, principalmente no que se relaciona com questões administrativas e pedagógicas.
ESPECÍFICO:
Refletir criticamente sobre a realidade escolar vivenciada, relacionando-a com referenciais teóricos.
Reconhecer a importância de conhecer os alunos e seu contexto, de modo a ver a escola como um espaço de aprendizagem, mas principalmente um espaço de respeito às diferenças étnico raciais, de inclusão, entre outras. Refletir criticamente sobre a realidade escolar vivenciada, relacionando-a com referenciais teóricos.
Elaborar um documento final sobre o resultado das observações na escola e das reflexões feitas a partir delas.
Observar, analisar e refletir sobre o desenvolvimento de aulas de Química em turmas de alunos de Ensino Médio.
Acompanhar as atividades didático-pedagógicas de um professor de Química do Ensino Médio, planejar e desenvolver atividades de ensino de Química e sempre que possível, utilizar-se de alternativas metodológicas diversificadas. Elaborar um documento final sobre o resultado das observações na escola e das reflexões feitas a partir delas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 11a ed. São Paulo: Cortez, 2012.
  • VEIGA, Ilma Alencastro (org). Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2004.
  • FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.).Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Resolução CNE no 2, de 30/01/2012. Brasília: Câmara de Educação Básica/MEC, 2012.
  • DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3a Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
  • SANTOS, Wildson L.; MALDANER, Otavio A. (Orgs.) Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2010.
  • SACRISTÁN, J Gimeno; GÓMES, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4 ed., Porto Alegre: Artmed, 1998. P. 120-148.
  • TARDIF, Maurice. Saberes docentes & formação profissional. 8. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

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