Nome da Atividade
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS VOLTADA À EXTENSÃO
CÓDIGO
12000406
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
4

Ementa

A disciplina aborda os seguintes temas: Importância da extensão universitária. Os processos de aprendizagem na extensão. A extensão e o exercício de cidadania. A extensão e o profissional da área de ciência e tecnologia de alimentos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Aplicar a extensão no curso de graduação em alimentos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FARIA, D.S.(org). Construção Conceitual da Extensão na America Latina. Brasilia: Editora UNB. 2001.
  • SERRANO, R. M. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Disponível em < http:// www.prac.ufpb.br / copac / extelar/ atividades / discussão /artigos / conceitos_de_extensao_universitaria.pdf
  • SIVEREZ, L. A extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013.

Bibliografia Complementar:

  • UFRJ. “O que é extensão: conceito”. PIBEX 2011 – Programa Institucional de Bolsas de Extensão. Disponível em www.pr5.ufrj.br/index.php/o-que-e-extensao/conceito.html.
  • SCHEIDEMANTEL, S. E., KLEIN, R., TEIXEIRA, L. I. A Importância da Extensão Universitária: o Projeto Construir. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004.x
  • GOULART, A. T. A importância da pesquisa e da extensão na formação do estudante universitário e no desenvolvimento de sua visão crítica. Horizonte: Revista do Núcleo de Estudos em Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v.2, n. 4, p. 60-73, 2004.
  • FERNANDES, M.S; GARCIA, R.K.A. (org.). Princípios e inovações em ciência e tecnologia de alimentos. Rio de Janeiro: AMC Guedes, 2015. 363 p.
  • ARAUJO FILHO, T., THIOLLENT, M. J-M. Metodologia para Projetos de Extensão: Apresentação e Discussão. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos: Cubo Multimídia, 2008. 666 p.

Página gerada em 16/04/2024 01:19:10 (consulta levou 0.078249s)