Nome da Atividade
ESTÁGIO DE REGÊNCIA LÍNGUA INGLESA
CÓDIGO
1310024
Carga Horária
136 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Atividades de docência de língua inglesa supervisionada, formal e não-formal, em contextos escolares da rede pública de ensino fundamental ou médio ou em outros contextos em que a atividade docente desenvolva-se de acordo com métodos e procedimentos pedagógicos relevantes à formação do Licenciando em Letras.

Objetivos

Objetivo Geral:

Executar atividades de docência, formal e não-formal, em contextos escolares da rede pública de ensino fundamental ou médio ou em outros contextos em que a atividade docente desenvolva-se de acordo com métodos e procedimentos pedagógicos relevantes à formação do licenciando em Letras.

Conteúdo Programático

Planejamento e execução das atividades de docência
Prática pedagógica supervisionada
Socialização da experiência docente
Reflexão sobre a prática

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. São Paulo: Pontes, 1993.
  • BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais, códigos e suas tecnologias. Língua estrangeira moderna.Brasília: MEC, 1999.
  • BROWN, H.D. Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy. Prentice Hall Regents, 1994.
  • ELLIS, R. Instructed Second Language Acquisition. Blackwell, 2001.
  • GIMENEZ, T. et al. (orgs).Perspectivas educacionais e o ensino de inglês na escola pública. Pelotas: Educat,2005.

Bibliografia Complementar:

  • KUMARAVADIVELU,B. Toward a postmethod pedagogy. TESOL Quarterly, 25, n. 4, p. 537-60, 2001.
  • KURTZ DOS SANTOS, S. C. A sala de aula de inglês como língua estrangeira: o ilimitável das limitações. In: W.J. Hammes e R. Vetromille-Castro. (org.) Transformando a sala de aula, transformando o mundo: ensino e pesquisa em língua estrangeira. Pelotas:EDUCAT, p. 35-66, 2001.
  • LEFFA, V. J. (org.) O professor de línguas estrangeiras – construindo a profissão. Pelotas, Educat, 2006

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