Nome da Atividade
LITERATURA NA AULA DE L. INGLESA
CÓDIGO
1310410
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Reflexão a respeito de algumas das questões envolvidas no uso da literatura na sala de aula de língua estrangeira. Exploração das diferentes abordagens do uso da literatura com adolescentes e jovens adultos em todos os níveis. Sugestão de critérios para a seleção e avaliação de materiais para uso em sala de aula. Produção de material didático para uso em sala de aula.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver compreensão da teoria e discutir idéias práticas para contribuir para a prática de ensino de Língua Inglesa através da Literatura, ou mesmo para a prática de ensino de Literatura do graduando; produzir material didático conforme as teorias estudadas.

Conteúdo Programático

- A Literatura é Língua? Ou a Língua é Literatura?
- Literatura na aula de Língua Estrangeira da Escola
- Os múltiplos valores do ensino/aprendizagem de Literatura
- Habilidades de leitura e o estudo de Literatura em uma Língua Estrangeira
- Ensino/aprendizagem de habilidades de estudo para a Literatura em Língua Inglesa
- Língua e Literariedade: estratégias de estudo no ensino de Literatura para estudantes estrangeiros
- Literatura não-nativa em Inglês como recurso para o ensino da Língua
- Identificação de algumas das características distintivas de novelas/romances, contos, poemas e peças teatrais de forma que esses possam ser explorados com sucesso em sala de aula
- Variedade de idéias práticas e atividades para o desenvolvimento de material para uso em sala de aula

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRUMFIT, C. J. & CARTER, R. A. Literature and Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1986
  • COLLIE, J. & SLATER, S. Literature in the Language Classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1987
  • LAZAR, G. Literature and language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1993
  • PARKINSON, B. & THOMAS, H. R. Teaching Literature in a Second Language. Columbia University Press, 2001

Página gerada em 18/11/2024 15:25:04 (consulta levou 0.137978s)