Nome da Atividade
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA INSTRUMENTAL
CÓDIGO
1310430
Carga Horária
85 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EAD
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Prática docente da leitura em língua inglesa: aspectos teóricos e aplicados.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proceder a leituras selecionadas e reflexões críticas sobre o ensino de leitura para fins acadêmicos.

Conteúdo Programático

• Propósitos variados de leitura e diferentes formas de ler;
• Diferentes tipos de habilidades/estratégias de leitura: “skimming”, “scanning”, leitura intensiva e leitura extensiva;
• Micro-habilidades de leitura: reconhecimento de funções comunicativas de textos; reconhecimento de idéias principais de textos; identificação de detalhes específicos; distinção entre idéias principais e acessórias; reconhecimento da atitude do autor do texto em relação a determinado tópico e em relação ao leitor; inferência quanto a idéias e informações não explícitas; antecipação em relação ao conteúdo do texto e ao desenvolvimento do discurso; inferência em relação ao contexto do discurso com base em conhecimento de mundo; reconhecimento de vocabulário familiar; uso do contexto para a compreensão do sentido de vocabulário não-familiar; reconhecimento de palavras centrais e interpretação do sentido de certos padrões de ordem de palavras; reconhecimento de classes gramaticais de palavras (substantivos, verbos, etc.), sistemas (tempos verbais, concordância, pluralização, etc.), padrões sintáticos e formas elípticas; reconhecimento de elementos de coesão do discurso escrito e devidas funções nas relações inter e intra-sentenciais; interpretações baseadas em conhecimento de mundo e em referências culturais específicas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CORACINI, M.J.R.F. O jogo discursivo na aula de leitura língua materna e língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1995.
  • GRABE, William. Reading in a second language – moving from theory to practice. Cambridge University Press, 2009.
  • JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
  • THORNBURY, Scott. Beyond the sentence – introducing discourse analysis. Macmillan, 2005.
  • HUDSON, Thom. Teaching second language reading. Oxford Handbooks for Language Teachers. Oxford University Press, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • NUNAN, David. Reading: a discourse perspective. Language teaching methodology: a textbook for teachers. Phoenix ELT, 1995.

Página gerada em 28/03/2024 05:38:26 (consulta levou 0.051096s)