Nome da Atividade
ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. INGLESA
CÓDIGO
1310455
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Atividades colaborativas em ambientes escolares das redes de ensino fundamental e médio e/ou atividades de pesquisa aplicada ou de campo de contextos escolares da rede pública dos ensinos fundamental ou médio.

Objetivos

Objetivo Geral:

Promover a inserção do professor de inglês e literatura em formação em contexto autêntico de ensino e aprendizado, visando a desenvolver a sua capacidade de interação com o professor em serviço, bem como de observação de aulas e reflexão crítica acerca da prática docente,de forma que demonstre condições de preparar e/ou adequar materiais didáticos para o nível observado.

Conteúdo Programático

Discussão crítica sobre as diferentes teorias de ensino de língua estrangeira.
Desenvolvimento do exercício de planejamento de aulas.
Discussão sobre a experiência docente.
Análise de diferentes materiais pedagógicos.
Elaboração de materiais pedagógicos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. São Paulo: Pontes, 1993.
  • BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais, códigos e suas tecnologias. Língua estrangeira moderna.Brasília: MEC, 1999.
  • BROWN, H.D. Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy. Prentice Hall Regents, 1994.
  • ELLIS, R. Instructed Second Language Acquisition. Blackwell, 2001.
  • GIMENEZ, T. et al. (orgs). Perspectivas educacionais e o ensino de inglês na escola pública. Pelotas: Educat,2005.

Bibliografia Complementar:

  • KUMARAVADIVELU,B. Toward a postmethod pedagogy. TESOL Quarterly, 25, n. 4, p. 537-60, 2001.
  • KURTZ DOS SANTOS, S. C. A sala de aula de inglês como língua estrangeira: o ilimitável das limitações. In: W.J. Hammes e R. Vetromille-Castro. (org.) Transformando a sala de aula, transformando o mundo: ensino e pesquisa em língua estrangeira. Pelotas:EDUCAT, p. 35-66, 2001.
  • LEFFA, V. J. (org.) O professor de línguas estrangeiras – construindo a profissão. Pelotas, Educat, 2006

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