Nome da Atividade
SOCIOLOGIA E COMUNICAÇÃO
CÓDIGO
1320087
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

O tratamento de temas do cotidiano da contemporaneidade marcado pela aceleração tecnológica, com a crise de utopias políticas, das narrativas totalizantes de explicação de fenômenos históricos e pela importância central da informação e da comunicação nesse processo. Reflexão e pesquisa sobre o papel das novas tecnologias de comunicação, além do estudo de suas consequências na sociedade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender a comunicação como um fenômeno extremo, um fator de criação de laço social, um fenômeno complexo, um elemento central do binômio modernidade/pós-modernidade, um lugar de discussões do papel da técnica nas sociedades, e de uma ética flexível com um espaço existencial aberto.

Conteúdo Programático

- O fenômeno comunicacional na aurora da pós-modernidade e da virtualidade.
- Paradigmas moderno, pós-moderno e hipermoderno
- A comunicação como laço social
- A circulação viral: as consequências da produção acelerada de signos em sociedades despidas de transcendência
- Teoria da complexidade
- Epistemologia do conhecimento e da comunicação
- Jornalismo e sociedade
- Comunicação e espetáculo
- Tempos hipermodernos
- Sociedade e internet
- A virtualidade e a sociedade
- A sociologia do imaginário

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRETON, Philippe. A argumentação na comunicação. 2. ed. Bauru: EDUSC, 2003. JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009. LIPOVETSKY, Gilles. Metamorfoses da cultura liberal: ética, mídia e empresa. Porto Alegre: Sulina, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2008. BOURDIEU, Pierre. Sobre a Televisão - seguido de A influência do jornalismo e Os Jogos Olímpicos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. LÉVY,Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1999. MORIN, Edgar. Cultura de massa no século XX: o espírito do tempo-I: neurose. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.

Página gerada em 17/04/2024 22:27:44 (consulta levou 0.060579s)