Nome da Disciplina
LINGUÍSTICA II
CÓDIGO
1320090
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Fundamentos teóricos e termos básicos de Linguística Textual, Análise de Gêneros Textuais, Teorias em Análise do Discurso.

Objetivos

Objetivo Geral:

Oferecer aos alunos condições que lhes permitam:
• discutir as abordagens mais recentes sobre os estudos linguisticos, identificando os mecanismos constitutivos da linguagem na perspectiva do texto, do gênero textual e do discurso;
• analisar a linguagem em suas dimensões textuais, enunciativas e discursivas.

Conteúdo Programático

• A Linguística Textual. Origem, causas do surgimento e precursores. Concepções de língua, sujeito, texto e sentido. Texto e contexto. Fatores de textualidade.
• Análise de Gêneros Textuais. Principais abordagens: Sociointeracionismo bakhtiniano, Escola Australiana, Estudos em Nova Retórica Norte-americana, Gêneros para Fins Específicos (ESP). Configuração contextual e Estrutura Potencial de Gênero.
• Análise do Discurso e Análise Crítica do Discurso. Discurso, identidade, representação, ideologia, interdiscurso.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
  • BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. Trad. Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2006. ______. Gêneros textuais, tipificação e interação. Tradução e organização de Angela Paiva Dionísio e Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2005.
  • BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Ana Raquel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2003.
  • CHAROLLES, Michel. “Introdução aos problemas da coerência dos textos (abordagem teórica e estudo das práticas pedagógicas).” In: GALVES, C.; ORLANDI, E.; OTONI, P. (orgs). O texto: escrita e leitura. Campinas: Pontes, 1988.
  • FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Tradução: Izabel Magalhães. Brasília: Ed. UnB, 2001.
  • KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
  • ____. Introdução à Lingüística Textual: trajetórias e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
  • KOCH, I. G. V. & TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1999.
  • MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
  • MEURER, José Luiz & MOTTA ROTH, Désirée. Gêneros textuais e práticas discursivas. São Paulo: EDUSC, 2002.
  • RAJAGOPALAN, K. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e a questão ética.

Bibliografia Complementar:

  • HYON, S. Genre in three traditions: implications for ESL. Tesol Quartely. v. 30, n. 4, 1996. p. 693-722.
  • MARCUSCHI, L.A. Gêneros Textuais, Definição e Funcionalidade, In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A . R. & BEZERRA, M. A. Gêneros textuais & ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

Página dinâmica gerada em 0.058932s.