Nome da Atividade
ENSINO DA LITERATURA
CÓDIGO
1320426
Carga Horária
85 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EAD
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Abordagens críticas e metodológicas para o ensino da leitura e da literatura no ensino fundamental, no ensino médio e de terceiro grau. Constituição de repertório para uma política de leitura.

Objetivos

Objetivo Geral:

Propiciar ao aluno a discussão crítica sobre metodologias do ensino e de aprendizagem da leitura e da literatura; propiciar a ampliação de repertório específico.

Conteúdo Programático

1. A aquisição da leitura, o sujeito leitor, percepção e cognição da leitura.
2. A leitura: processos e práticas na história; suportes de escrituras e uma história de leituras.
3. A literatura e a recepção da literatura.
4. O texto literário infanto-juvenil e o cânone.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor; alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
  • COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria; análise; didática. São Paulo: Ática, 1991.
  • ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo, Editora 34. v.1: 1996. 192 p.; v.2: 1999.

Bibliografia Complementar:

  • JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo, Ed. UNESP, 2002.
  • KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes Ed., 2000.
  • MICHELETTI, Guaraciaba (org.)Leitura e construção do real: o lugar da poesia e da ficção. São Paulo: Cortez, 2000.
  • SOUZA, Solange Jobim. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas: Papirus Editorial, 1994.
  • ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.

Página gerada em 19/04/2024 06:46:16 (consulta levou 0.115169s)