Nome da Atividade
CIÊNCIA E EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
13370047
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Tipos de ciência. Ciência básica, ciência aplicada e translação científica. Elaboração de documentos científicos e entendimento do rigor acadêmico. Impactos da produção científica do desempenho físico e esportivo.
Objetivos
Objetivo Geral:
Apresentar a lógica científica aos ingressantes no bacharelado em Educação Física. Discutir o que é ciência e o processo da construção científica do conhecimento. Explorar diferentes meios de comunicação científica. Interpretar a redação científica.Conteúdo Programático
Bloco 1
O que é ciência
Tipo de ciência
Ciência básica e ciência aplicada
Bloco 2
Sistematização do conhecimento científico
Meios de divulgação científica
Normas científicas
Redação científica
Bloco 3
Modelo teórico para desenvolvimento da pesquisa científica
Meios científicos e não científicos de comunicação
Ciência e Educação Física
Ciência e Esporte
O que é ciência
Tipo de ciência
Ciência básica e ciência aplicada
Bloco 2
Sistematização do conhecimento científico
Meios de divulgação científica
Normas científicas
Redação científica
Bloco 3
Modelo teórico para desenvolvimento da pesquisa científica
Meios científicos e não científicos de comunicação
Ciência e Educação Física
Ciência e Esporte
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- THOMAS, JR; NELSON, JK. Métodos de pesquisa em atividade física. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2003.
- SALSBURG, D. Uma senhora toma chá... como a estatística revolucionou a ciência no século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
- SIMON K, SZYMANSKI S. Soccernomics - Por que a Inglaterra Perde, a Alemanha e o Brasil Ganham, e os Estados Unidos... São Paulo: Tinta Negra, 2010.
Bibliografia Complementar:
- GREENHALGH T. Como Ler Artigos Científicos: Fundamentos da Medicina Baseada em Evidências. 4a ed. Porto Alegre: ArtMed, 2013.
- MARCONI MA; LAKATOS EV. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 7ª edição. 2010.
- MOLINA NETO, V; TRIVIÑOS, ANS (Org.). A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. 3. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade, Sulina, 2010.
- DEMO. P. Educar pela pesquisa. Campinas, Autores Associados: 1987.
- DEMO. P. Educar pela pesquisa. Campinas, Autores Associados: 1987.
- DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1991.
- VIVEIROS L; MOREIRA A; BISHOP D; AOKI MS. Ciência do Esporte no Brasil: reflexões sobre o desenvolvimento das pesquisas, o cenário atual e as perspectivas futuras. Rev Bras Educ Fís Esporte, 29(1):163-175, 2015.