Nome da Atividade
EXERCÍCIO FÍSICO E ESTÉTICA
CÓDIGO
13370071
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina teórico-prática possui como objeto de descrição e análise a relação entre atividade física e estética manifesta em conceitos, padrões de comportamento, valores presentes nos campos esportivo e da modelagem corporal.

Objetivos

Objetivo Geral:

Problematizar o conceito de estética em relação aos padrões corporais de beleza presentes no campo esportivo e da modelagem corporal.

Conteúdo Programático

Atividade Física e Estética: conceitos. Estética e Esporte: o perfil atlético. O esporte como arte. O espetáculo. O apelo erótico do corpo atlético. Estética e Modelagem corporal: padrões de corpo. Construção social da beleza: rupturas e continuidades nas percepções do feio e do bonito. A Estética do bodybuilding. Arquiteturas corporais no Fisiculturismo. Corpo, beleza e novas tecnologias.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CAVALCANTI JUNIOR, Francisco (org). Corpos anárquicos. Curitiba, paraná, CRV, 2014.
  • POLI NETO, P.; CAPONI, S.N.C. The ‘medicalization’ of beauty. Interface - Comunic. Saúde, Educ., v.11, n.23,
  • VAZ NETO, Alexandre. HANSEN, Roger. Treino, culto e embelezamento do corpo: um estudo em academias de ginástica e musculação. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 1, p. 135-152, set. 2004

Bibliografia Complementar:

  • VIGARELLO, Georges. História da beleza. O corpo e a arte de se embelezar, do Renascimento aos dias de hoje. Rio de janeiro. Ediouro. 2006.
  • ROSENFIELD, Denis (org.). Ética e Estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
  • PARDO, Eliane Ribeiro. Percursos modernos do corpo e da subjetividade. Revista Entretextos/Entresexos, da Faculdade de Educação da Unicamp, Campinas, São Paulo, 1998 e nos Anais do X CONBRACE).
  • PARDO, Eliane Ribeiro. Corpo feminino do detalhe... uma possibilidade de construção de novos territórios para a subjetividade feminina. In ROMERO, Elaine (org.). Corpo, mulher e sociedade. Campinas, Papirus, 1995.
  • SANT’ANNA, Denise Bernuzzi (org.) Políticas do corpo. Elementos para uma história das práticas corporais. São Paulo, Estação Liberdade, 1995.
  • SANT’ANNA, Denise. Corpo e História. IN Cadernos de Subjetividade/ Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. V-2 (1994) - São Paulo, 1994.

Página gerada em 29/03/2024 03:25:34 (consulta levou 0.143696s)