Nome da Atividade
CINESIOLOGIA
CÓDIGO
13370090
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina de Cinesiologia do aparelho locomotor compreende o estudo da análise do movimento humano nos aspectos estruturais (anatômicos), funcionais (fisiológicos), como também nos aspectos físicos (biomecânicos), sem que se perca a noção da complexidade das relações que se estabelecem entre os homens e entre eles e o meio. Alude para a importância da aplicação na Educação Física e Esportes. Abarca a análise de exercícios dos membros superiores, inferiores e do tronco. Análise dos movimentos no cotidiano, bem como de implicações cinesiológicas em exercícios que envolvem a coluna vertebral e seus reflexos na postura.

Objetivos

Objetivo Geral:

O aluno deverá, com decorrer da disciplina, ser capaz de:
a) Conceituar Cinesiologia e a Biomecânica compreendendo sua relação com as demais ciências;
b) Relacionar a Cinesiologia com as ciências de base e o seu campo de aplicação;
c) Reconhecer os conhecimentos sobre crescimento e desenvolvimento ósseo e idades de ossificação como fundamentais para o planejamento e desenvolvimento de aulas de Educação Física;
d) Identificar movimentos articulares utilizando terminologia cinesiológica correta;
e) Utilizar os conhecimentos sobre a estrutura e as funções da musculatura estriada sob condições de trabalho estático e/ou dinâmico no processo de análise músculo-articular do movimento humano;
f) Compreender como se processa a diferenciação do movimento em cada indivíduo;
g) Utilizar métodos e/ou técnicas para análise do movimento músculo-articular.
h) Justificar a utilização correta do movimento e a importância de seu estudo;
i) Articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.

Conteúdo Programático

Unidade I - Introdução ao estudo da Cinesiologia: aspectos históricos; conceituação; a relação Cinesiologia X Biomecânica; situação entre as demais ciências; aplicações à Ed. Física e áreas afins; importância do estudo; a análise de movimentos.
Unidade II - Cinesiologia do crescimento e desenvolvimento ósseo: generalidades e funções; distribuição dos ossos; tipos de ossos; composição do tecido ósseo; organização do tecido ósseo; formação, crescimento e desenvolvimento dos ossos; influência da atividade funcional e dos traumatismos; idades de ossificação.
Unidade III - A Cinesiologia das articulações: generalidades e funções; tipos de articulações; estrutura das articulações; integridade e estabilidade articulares; estruturas anexas; a terminologia dos movimentos articulares.
Unidade IV - Cinesiologia da função neuromuscular: generalidades; tipos de músculos; estrutura microscópica; funções que um músculo pode desempenhar; tipos de contração muscular; tipos de movimentos grosseiros do corpo; mecanismo da contração muscular; trabalho realizado pela contração muscular; fatores que afetam a potência funcional de um músculo; músculos bi e poliarticulares; métodos para o estudo da ação muscular.
Unidade V - Introdução ao estudo da biomecânica: formas de movimento; conceitos mecânicos básicos; sistema de alavancas no corpo humano; centro de gravidade e equilíbrio.
Unidade VI – Práticas pedagógicas com análise de movimentos: métodos de análise; técnicas empregadas no processo de análise. Cinesiologia do complexo do ombro; Cinesiologia do cotovelo e rádio-ulnar; Cinesiologia do punho e Mão; Cinesiologia do complexo do quadril; Cinesiologia do joelho; Cinesiologia do tornozelo e pé; Cinesiologia da coluna vertebral; Cinesiologia do cotidiano: posturas dinâmicas e estáticas nas atividades diárias; a marcha, a corrida e os saltos; os movimentos respiratórios.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • HALL, Susan. Biomecânica Básica. Rio de Janeiro; Sprint, 1993
  • RASCH, P. J. Cinesiologia e anatomia aplicada. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.
  • TAVARES, Francisco José Pereira, Fundamentos de Cinesiologia e de Biomecânica para estudantes de Educação Física. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • HAY, James G. ; REID, J. G. As Bases Anatômicas e Mecânicas do Movimento Humano. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1985.
  • SETTINERI,Luiz I.C. e RODRIGUES, Raul B. Fundamentos de Cinesiologia. Porto Alegre: Movimento-UFRGS, 1976.
  • SMITH, L.K., WEISS, E.L. E LEHMIKUHL, L.D. Cinesiologia clínica de Brunnstrom. São Paulo: Manole, 1997.
  • VIEL, E. (coord). A marcha humana, a corrida e o salto. São Paulo: Manole, 2001.
  • WHIRED, R. Atlas de Anatomia do Movimento. Rio de Janeiro: Manole, 1990.

Página gerada em 18/04/2024 17:46:25 (consulta levou 0.121564s)