Nome da Atividade
TEMAS TRANSVERSAIS E EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
13370111
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina tratará de aspectos que intervém e influencia o trabalho desenvolvido na Educação Física, como: vivência, sexualidade, gênero, etnia, condições econômicas, sociais e culturais, presença da comunidade na escola e relações de poder, entre outros surgidos a partir da realidade de atuação na área.
Objetivos
Objetivo Geral:
a) Abordar e aprofundar temas pertinentes, e Transversais, ao trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Física, em diferentes espaços de atuação, a partir de uma análise da realidade dos alunos.b) Analisar formas de trabalho com esses Temas sem desconsiderar a especialidade das discussões na Educação Física.
Conteúdo Programático
Unidade I - Temas Transversais tradicionalmente presentes no contexto de atuação da Educação Física:
- A violência e a Educação Física
- A questão de gênero na Educação Física
- A sexualidade e a Educação Física
- Questões étnicas e a Educação Física
- Questões econômicas, sociais e culturais e a Educação Física
- A comunidade e a Educação Física
Unidade II - Diagnóstico da realidade e levantamento de Temas Transversais pertinentes ao trabalho com a educação Física.
- A violência e a Educação Física
- A questão de gênero na Educação Física
- A sexualidade e a Educação Física
- Questões étnicas e a Educação Física
- Questões econômicas, sociais e culturais e a Educação Física
- A comunidade e a Educação Física
Unidade II - Diagnóstico da realidade e levantamento de Temas Transversais pertinentes ao trabalho com a educação Física.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AUAD, D. Educar meninas e meninos: relações de gênero na escola. São Paulo: Contexto, 2006.
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental. Brasília. MEC, 2000.
- ___. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Brasília. MEC, 2008.
Bibliografia Complementar:
- ARROYO, M. G. (Org.) Da escola carente à escola possível. São Paulo, Loyola, 1991.
- AZEVEDO, F. Princípios de sociologia: pequena introdução ao estudo de sociologia geral. 7ª. ed. São Paulo, Brasiliense, sd.
- BERGER, P. L. & LUCKMANN, T. A Construção social da realidade. 20ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
- BRACHT. V. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.
- ODALIA, N. O que é violência. 6ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.