Nome da Atividade
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
CÓDIGO
13370118
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conhecer os aspectos relacionados ao processo inclusivo na escola. Caracterização da pessoa com deficiência, introdução à educação física adaptada, integração da pessoa com deficiência na sociedade. Aspectos metodológicos educação física adaptada.

Objetivos

Objetivo Geral:

a) Identificar as questões de mudança de estilo de vida, compreendendo a necessidade da atividade física na vida das pessoas com deficiência;
b) Identificar as necessidades das pessoas com deficiências em seus aspectos físicos, sociais e educacionais;
c) Discutir sobre as ações governamentais, refletir sobre o papel do futuro profissional de Educação Física junto às pessoas com deficiências;
d) Planejar e ministrar atividades para pessoas com deficiências;
e) Discutir e vivenciar o esporte adaptado;
f) Caracterizar os tipos de deficiências;
g) Articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • JOSEPH, P. Educação Física e esportes adaptados. São Paulo, Manole. 2002.
  • CASTRO, E. M. Atividade física adaptada. São Paulo, TECMED. 2006.
  • PEDRINELLI, V. J. et al. Educação Física e desporto para pessoas portadoras de deficiência. Brasília: MEC/ SEDES/SESI/ DN, 1994.

Bibliografia Complementar:

  • BONFIM, R. Vi. Educação Física e a criança com Síndrome de Down: algumas considerações. Sprint. Rio de Janeiro: 32–39, 1996
  • FONSECA, V. Educação especial: programa de estimulação precoce: uma introdução às idéias de Feurstein. 2ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 1995
  • PEDRINELLI, V.J. et al. Educção Física e desporto para pessoa portadora de deficiência. Brasília: MEC/ SEDES/SESI/DN, 1994.
  • WERNER, T. Tendências da formação para Educação Física Adaptada abordagem, icônica ou da singularidade? In:COSTA, V. L. M. (Org.) Formação profissional universitária em Educação Física. Rio de Janeiro: Gama Filho, 285-315, 1997.

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