Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 6
CÓDIGO
13370130
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Estágio e prática de ensino de Educação Física no nível médio da Educação Básica.
Educação Física escolar: projetos pedagógicos: fundamentos filosófico-pedagógicos,
objetivos, competências, planejamentos, conteúdos, procedimentos de ensino, processos
avaliativos e recursos materiais. Aulas e práticas pedagógicas no cotidiano da Educação
Física.

Objetivos

Objetivo Geral:

Não consta no PPC atual.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília/MEC, 2006.
  • DARIDO, S. (Org.). Educação Física no Ensino Médio - Diagnóstico, Princípios e Práticas. Ijuí: Ed/Unijuí, 2017.
  • PIMENTA, S. G.; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
  • PEREIRA, F. M. O cotidiano escolar e a Educação Física Necessária. Pelotas: Universitária, 1994.
  • ___. Procedimentos de ensino de conteúdos cognitivos em aulas de Educação Física escolar. Revista Biomotriz, Cruz Alta, 5,1, 2011.

Bibliografia Complementar:

  • CARREIRO da COSTA, F. et al. Formação de professores em Educação Física: concepções, investigação, prática. Lisboa: Ed/FMH, 1996.
  • DARIDO, S.; RANGEL, I. R. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
  • PEREIRA, F. M. Nível médio de ensino, educação física e conhecimento. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 32-53, 2000.
  • VARGAS, J. E. N. Educação Física no ensino médio noturno na Zona Sul do Rio Grande do Sul: realidades e possibilidades. Pelotas: ESEF/UFPel, 2009. Dissertação de Mestrado em Educação Física.
  • VAZ, A. F.; SAYÃO, D. T., PINTO, F. M. Educação do corpo e formação de professores. Florianópolis: Ed. UFSC, 2002.

Página gerada em 26/05/2022 11:40:32 (consulta levou 0.061740s)