Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2 (ECS2)
CÓDIGO
13370203
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

O estágio II está focado no ensino e aprendizagem do planejamento estratégico, na organização de eventos e no debate do mercado de trabalho, e aponta como práticas prioritárias os esportes, a dança, as lutas, a ginástica e a musculação. O estagiário cumpre 34 horas teóricas em reuniões conjuntas de orientação focadas no ensino e aprendizagem do documento diagnóstico, e 68 horas de trabalho fora da sala de aula, sob supervisão de um profissional da área e do local. São considerados para a intervenção instituições e espaços formais e informais, que oportunizam a prática de exercícios e atividades físicas, nas perspectivas do trabalho, do lazer, da recreação, do
condicionamento físico, do rendimento atlético, da iniciação esportiva, da reabilitação e/ou da prevenção da saúde, da reeducação motora, da educação especial, da gestão empreendedora, da organização e promoção de eventos. Os estagiários são distribuídos
após divisão dos mesmos nas três frentes oferecidas quais sejam: atividade física e saúde: pública e privada, Sistema Único de Saúde); atividade física e esportes (iniciação esportiva, preparação física, lazer, esportes na natureza etc.), atividade física e fitness (mercado as academias de ginástica e musculação).

Objetivos

Objetivo Geral:

Pautado em pressupostos teórico metodológicos de cunho sócio-histórico-cultural —Transversalidade, Multiplicidade, Rede, Autonomia Relativa, Avaliação permanente e compartilhada, Diversidade, Flexibilidade, Experimentação, Processo, Registro, Arquivo, Articulação ensino, pesquisa e extensão o estágio II tem como objetivos: Caracterizar-se como um espaço de transição onde o estudante experimenta “in loco” a prática profissional bem como aprende a elaborar o Planejamento estratégico e a organizar eventos em torno de debates sobre o mercado de trabalho do bacharel. Proporcionar condições de elaboração prática de programas de trabalho, onde o
estudante possa comparar os conhecimentos adquiridos nas suas mais diversas formas. Fornecer ao estagiário orientação e supervisão com profissionais diferenciados. Propiciar aos estudantes espaços de discussão do mercado de trabalho para o graduado na perspectiva das ofertas e condições de trabalho, assistência social, regulamentação da profissão, etc.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Lei nº. 9.696, Brasília, 1998
  • LEMOS, Carla Pires Tavares. ESTÁGIO NA UFPEL. UFPEL, Pró-Reitoria de Graduação, Coletânea Pedagógica: Caderno Temático n. 3, 2010
  • UFPEL, Regulamento do Ensino de Graduação na. UFPEL, Pró-Reitoria de Graduação, Coletânea Pedagógica: Caderno Temático n. 4, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Resolução nº. 07. Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Superior (CNE/CES), Brasília, 2004.
  • ___. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. OrientaçãoNormativa n. 7/2008. Estabelece orientação sobre a aceitação de estagiários no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 out. 2008.
  • ___. Ministério do Trabalho e Emprego. Cartilha Esclarecedora sobre a lei do Estágio (Lei nº. 11.788/2008), Brasília: TEM, SPPE,DPJ, CGPI, 2008
  • ___. Senado Federal. Lei 11788/2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. Diário Oficial de União, Brasília, DF, 26 set. 2008.

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