Nome da Atividade
MEMÓRIA, NARRATIVAS E PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA NA EF
CÓDIGO
13370217
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo das abordagens teóricas e metodológicas da Pesquisa (Auto)biográfica, memória e narrativa de si. Análise das publicações sobre biografias de atletas brasileiros na Educação Física/Ciências do Esporte. Problematização e construção de protocolos de análise e elaboração de (auto)biografias relacionadas a educação física e esporte.
Objetivos
Objetivo Geral:
Analisar e identificar estudos de pesquisas (auto)biográficas relacionadas ao esporte e a educação física, seus biógrafos e biografados, fontes privilegiadas e abordagens teóricas metodológicas assim como o desenvolvimento desse tema no campo daEducação Física/Ciências do Esporte e a construção de protocolos de análise e elaboração de biografias com enfoque nas trajetórias esportivas: como se formam, se desenvolvem e finalizam a carreira de atletas.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. In: História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 14, -. 79-95, setembro, 2003
- FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. Sociologia - problemáticas e práticas, o duplo movimento individual e coletivo. Problemas das mediações (sartre), v. 9, p. 171–177, 1991. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/1239/1/13.pdf
- TAVALER, S.; COSTA, V. L. Biografia em Educação Física: sua problemática e abrangência. Revista da Educação Física/UEM, v. 21, n. 2, p. 313–320, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v21i2.6780
Bibliografia Complementar:
- ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto e BRAGANÇA, INÊS FERREIRA DE SOUZA. Abordagens teórico-metodológicas da formação de professores em dois tempos: olhares sobre o CIPA I (2004) e o CIPA V (2012). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 31-45, jan./abr. 2016
- ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Do paradigma tecnicista à aventura (auto)biográfica – narrativa de uma pesquisadora em educação, UFPEL, 2018.
- PASSEGGI, M. C.; SOUZA, E. C. O Movimento (Auto)Biográfico no Brasil: Esboço de suas Configurações no Campo Educacional. Investigación Cualitativa, 2(1), 2017. (pp. 6-26.)
- BOLÌVAR, António. Dimensiones epistemológicas y metodológicas de la investigación (auto)biográfica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; PASSEGGI, Maria da Conceição (Orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Natal/Porto Alegre/Salvador: EDUFRN/EDIPUCRS/EDUNEB, 2012, p. 27-69. Coleção Pesquisa (Auto)Biográfica: temas transversais, tomo I.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2025 / 2 | 50 | 8 |
Educação Física (Licenciatura) Educação Física (Bacharelado) Horários
|
MARCELO SILVA DA SILVA Professor Regente FÁBIO MACHADO PINTO Professor responsável pela turma |