Nome da Disciplina
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
13380092
Carga Horária
3 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O papel da escola na atualidade, o trabalho desenvolvido pelo professor de Educação Física na Educação Básica. A organização do trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento na disciplina Educação Física. A relação entre trabalho e educação na sociedade, processos de transformação ao longo da história. O trabalho docente na rede pública de Pelotas.

Objetivos

Objetivo Geral:

a) Compreender as relações entre o mundo do trabalho, educação e educação física;
b) Compreender as relações entre teoria e prática no campo da educação física e possibilidades superadoras no âmbito da escola pública;
c) Analisar criticamente a organização do trabalho pedagógico em geral e da educação física em particular;
d) Articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.

Conteúdo Programático

- Mundo do trabalho e educação escolar
- Trabalho docente da educação física escolar
- Organização do trabalho pedagógico na escola
- Relação entre teoria e prática pedagógica
- Formação do professorado de educação física para escola
- Prática pedagógicas em educação física escolar

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
  • FRIZZO, G. A Educação Física na escola capitalista. Pelotas: Universitária/UFPel, 2014.
  • SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 34. 2007

Bibliografia Complementar:

  • ENGUITA, M. F. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
  • GOELLNER, S. A educação dos corpos, dos gêneros e sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação - RBCE, p. 71-83, 2010
  • SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 1993.
  • SOUZA, M. Esporte escolar: possibilidade superadora do plano da cultura corporal. São Paulo: Ícone, 2009.
  • TAFFAREL, C. N. Do trabalho em geral ao trabalho pedagógico: contribuição ao debate sobre o trabalho pedagógico na Fducação Física. Revista Motrivivência: 22, 35, p. 18-40, 2010.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Educação Física (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 14/11/2019 09:30:09 (consulta levou 0.158415s)