Nome da Atividade
PROJETO COM TÉCNICAS TRADICIONAIS
CÓDIGO
14120063
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Desenvolvimento de estratégias de projeto voltadas à utilização de técnicas construtivas tradicionais adaptadas às condições contemporâneas de produção da arquitetura. Pretende-se discutir as formas de projetar que são destrutivas e ineficientes do ponto de vista ambiental, ecológico e energético, buscando recuperar uma arquitetura natural, para a qual os componentes intangíveis, como vento, luz e energia solar e materiais naturais tornam-se arquitetura performante.

Objetivos

Objetivo Geral:

O objetivo básico do curso é desenvolver estratégias de projeto voltadas à utilização de técnicas construtivas tradicionais adaptadas às condições contemporâneas de produção da arquitetura. Pretende-se discutir as formas de projetar que são destrutivas e ineficientes do ponto de vista ambiental, ecológico e energético, buscando recuperar uma arquitetura natural, para a qual os componentes intangíveis, como vento, luz e energia solar e materiais naturais tornam-se arquitetura performante.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ACHENZA, Maddalena; SANNA, Ulrico. Il manuale tematico della terra cruda. Manuali di recupero dei centri storici della Sardegna. Cagliari (It.): DEI, 2006.
  • LENGEN, Johan van. Manual do arquiteto descalço. São Paulo: Empório do Livro, 2009.
  • MINKE, Gernot. Manual de construcción en tierra: la tierra como material de construcción y su aplicación en la arquitectura actual. 2 ed. Montevidéu: Editorial Fin de Siglo, 2005.
  • POLLAK, Stefan. Terra: ragionamenti e progetti. Roma: Aracne, 2012.
  • MINKE, Gernot. Manual de construccion para viviendas antisismicas de tierra. Kassel: Universidade de Kassel, 2001.

Página gerada em 12/06/2021 18:14:44 (consulta levou 0.049958s)