Nome da Atividade
FUNDAMENTOS PARA A DOCÊNCIA DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E DIGITAL PARA ARQUITETURA
CÓDIGO
14120079
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudo teórico e prático sobre o processo de ensino/aprendizagem de representação gráfica e digital. A partir de autores advindos da didática (Yves Chevallard), da psicologia (Jean Piaget), da comunicação (Vilém Flusser), da representação gráfica (Ching), de estudos sobre métodos digitais de projeto (Rivka Oxmann), de reflexões sobre o papel das novas tecnologias (Santos), da percepção (Evgen Bavcar), objetiva-se a instrumentalização para o exercício docente na área de representação dirigida à ação projetual de arquitetura.
Objetivos
Objetivo Geral:
Geral: Conhecer e reconhecer teorias que auxiliem nas reflexões e proposições sobre o processo de ensino/aprendizagem em representação gráfica e digital para a ação projetual de arquitetura.Específicos:
- Refletir sobre a formação docente para a área de representação gráfica e digital;
- Estabelecer relações pertinentes entre as teorias abordadas e as questões que envolvem o processo de ensino/aprendizagem de representação para o projeto de arquitetura;
- Compreender o papel das tecnologias de representação junto à prática projetual de arquitetura, à luz das teorias abordadas;
- Identificar tendências e práticas recorrentes, dissonantes ou convergentes na docência do ensino/aprendizagem de representação;
- Analisar e interpretar, à luz das teorias abordadas, materiais e momentos didáticos dirigidos à área de representação para o projeto de arquitetura;
- Habilitar para a comunicação, em linguagem científica, das reflexões e produções realizadas no âmbito da disciplina.
Conteúdo Programático
Unidade I: Introdução, contextualização e relatos sobre as experiências prévias e a problematização dos processos de ensino/aprendizagem de representação gráfica e digital.
Unidade II: Reflexões sobre o panorama atual da realidade acadêmica do entorno imediato, brasileira e internacional na área de representação gráfica e digital aplicada à Arquitetura. A teoria da transposição didática como uma possibilidade de problematização. Considerações sobre o modo de constituição dos saberes relativos à representação no âmbito do processo projetual de arquitetura: indeterminação e especulação frente aos meios tecnológicos. Confrontação dos meios de representar contemporâneos com os meios sistematizados na história junto à ação projetual de arquitetura.
Unidade III: A infraestrutura conceitual e tecnológica para a formação docente na área de representação gráfica e digital.
Unidade IV: Análise e projeto de materiais e de momentos didáticos na área de representação gráfica e digital. Sistematização da produção.
Unidade II: Reflexões sobre o panorama atual da realidade acadêmica do entorno imediato, brasileira e internacional na área de representação gráfica e digital aplicada à Arquitetura. A teoria da transposição didática como uma possibilidade de problematização. Considerações sobre o modo de constituição dos saberes relativos à representação no âmbito do processo projetual de arquitetura: indeterminação e especulação frente aos meios tecnológicos. Confrontação dos meios de representar contemporâneos com os meios sistematizados na história junto à ação projetual de arquitetura.
Unidade III: A infraestrutura conceitual e tecnológica para a formação docente na área de representação gráfica e digital.
Unidade IV: Análise e projeto de materiais e de momentos didáticos na área de representação gráfica e digital. Sistematização da produção.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BAVCAR, E. O Ponto Zero da Fotografia. Rio de Janeiro: Very Special Arts do Brasil, 2000.
- BERTOL, D. FORM GEOMETRY STRUCTURE: from nature to design. Exton, Pennsylvania: Bentley Institute Press, 2011.
- BURRY, J. BURRY, M. The New Mathematics of Architecture. New York: Thames & Hudson, 2010.
- CELANI, G. Cad Criativo. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003.
- CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991.
- CHING, Francis D. K. Arquitectura – Forma, Espacio y Orden. México: Ediciones G. Gili, 2002.
- CHING, Francis C.K. Steven P. Juroszek. Desenho para Arquitetos. Bookman, 2012.
- COCCHIARELLA, Luigi. Experiencing Architectural Graphics Literacy. 25-49 RBEG Vol. 9, No. 2, 2021,ISSN 2318-7492, 2021.
- EDWARDS, B. Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
- ELAM, Kimberly. Geometria do design: estudos sobre proporção e composição. São Paulo: Gustavo Gili, 2018.
- FLUSSER, V. Ensaio sobre a Fotografia. Para uma filosofia da técnica. (Apresentação de Arlindo Machado). Lisboa: Relógio d’ Água, 1998.
- HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.
- KEMP, Martin. La ciencia del arte. La óptica en el arte occidental de Brunelleschi a Seurat. Ediciones Akal, 2000.
- KNIGHT, T. Shape grammar in education and practice: history and prospects. 1999. Disponível em: http://www.mit.edu /~tknight/IJDC/ Acesso em: agosto 2009.
- MITCHELL, William J. A Lógica da Arquitetura. Projeto, Computação e Cognição. Campinas, Editora Unicamp, 2008, tradução Gabriela Celani.
- NAVARRO, J. Forma y Representación: un análisis geométrico. Madrid: Ediciones Akal, S.A.,2008.
- OXMAN, R. Theory and design in the first digital age. In: Design Studies 27. London: Elsevier, 2006.
- PERRONE, R. O Desenho como Signo da Arquitetura. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - USP, 1993. (Tese de Doutorado)
- PIAGET, J. (1970). Epistemologia Genética. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
- PIAGET, J. e INHELDER, B. (1966). A Imagem Mental na Criança: estudo sobre o desenvolvimento das representações imagéticas. Porto: Livraria Civilização, 1977.
- POTTMANN, A.; ASPERL, A; HOFER, M.; KILLIAN, A. Architectural Geometry. Exton: Bentley Institute Press, 2007.
- ROCHA JÚNIOR, A. M. Divina proporção: aspectos filosóficos, geométricos e sagrados da seção áurea. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora. 2011.
- SANTAELLA, L., Comunicação ubíqua: Repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
- SANTOS, Laymert Garcia dos. Politizar as novas tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética. São Paulo: Ed. 34.
- VALENTE, V. Desenvolvimento da visão espacial por games digitais. Curitiba: Appris, 2018.