Nome da Atividade
BIOCLIMATOLOGIA ANIMAL
CÓDIGO
1430007
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

Elementos climáticos e sua relação com a produção animal. Adaptação dos animais ao meio ambiente. Formas de ganho e dissipação de calor pelos animais. Instrumentação para monitoramento climatológico. Zona de conforto térmico e limites críticos. Índices bioclimáticos. Efeito do ambiente sobre a produção e reprodução animal. Modificações ambientais primárias e secundárias. Manejo da ventilação e fotoperíodo em criações comerciais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Ao final da disciplina espera-se que os acadêmicos tenham adquirido conhecimento para avaliar e escolher as áreas com potencial para produção animal de acordo com as necessidades de ambiente de cada espécie de interesse zootécnico. Saibam projetar instalações adequadas às necessidades térmicas dos animais. Ainda, conheçam as formas com que os animais ganham ou perdem calor, a fim de planejar modificações ambientais que mantenham os animais em conforto térmico.

Conteúdo Programático

O clima e sua relação com a produção animal. Formas de adaptação dos animais ao meio ambiente: aclimatação, aclimatização e habituação. Formas de ganho e dissipação de calor pelos animais: formas sensíveis e latentes. Instrumentação para monitoramento climatológico. Conceitos sobre Zona de conforto térmico e limites críticos para as diferentes espécies de interesse zootécnico. Avaliação do ambiente de produção através do uso de índices bioclimáticos. Efeito do ambiente sobre a produção e reprodução animal. Modificações ambientais primárias e secundárias. Manejo da ventilação e fotoperíodo em criações comerciais.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Ferreira, R.A. Maior produção com melhor ambiente: aves, suínos e bovinos. Editora Aprenda Fácil. 2005. 371p.
  • Muller, P.B. Bioclimatologia aplicada aos animais domésticos. 2ª ed. Editora Sulina. 1982. 160p.
  • Silva, R. G. da. Introdução à bioclimatologia animal. Editora Nobel. 2000. 288p.

Página gerada em 19/04/2024 19:15:00 (consulta levou 0.114649s)