Nome da Atividade
MANEJO DE REBANHOS EM PASTEJO
CÓDIGO
1430045
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3

Ementa

Condicionantes da produção animal a pasto. Qualidade da dieta. Manejo da colheita da forragem. Métodos de pastejo. Relações planta-animal. Comportamento animal em pastejo. Desempenhos dos rebanhos em pastejo. Planejamento da utilização de pastagens e suplementos. Suplementação de ruminantes em pastagens.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar conhecimentos que possibilitem ao futuro profissional estabelecer corretas práticas de manejo dos animais em pastejo, bem como capacitar para o planejamento das necessidades de alimento volumoso e suplementação concentrada de uma propriedade.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1. Fatores condicionantes e predisponentes da produção animal a pasto.

UNIDADE 2. Qualidade da dieta. Digestibilidade. Consumo. Proteína. Fibras. Energia. Minerais. Anatomia vegetal e qualidade da forragem. Fatores antinutricionais. Exigências nutricionais de ruminantes (bovinos e ovinos) supridas pelas pastagens.

UNIDADE 3. Avaliação da massa, do acúmulo e consumo de forragem de animais em pastejo.

UNIDADE 4. Manejo da colheita da forragem.

UNIDADE 5. Terminologias e conceitos para áreas de pastejo e animais em pastejo. Lotação e carga animal fixa, variável e instantânea. Pressão de pastejo e oferta de forragem. Variação da carga animal e da pressão de pastejo. Produtividade por animal e por área.

UNIDADE 6. Métodos de pastejo. Lotação contínua. Lotação rotacionada. Em faixas.

UNIDADE 7. Relações planta-animal. Efeitos dos animais sobre a pastagem; Efeitos das pastagens sobre os animais. Seletividade e consumo animal.

UNIDADE 9. Comportamento animal em pastejo.

UNIDADE 10. Desempenhos dos principais rebanhos pecuários em pastagens (bovinos, ovinos e equinos).

UNIDADE 11. Planejamento da utilização de pastagens e suplementos. Cálculo da quantidade necessária de alimento volumoso durante o ano para cada categoria animal dentro dos diferentes sistemas de produção (ovinos, bovinos de leite, bovinos de corte, caprinos, etc.). Custos da formação de pastagens.

UNIDADE 12. Suplementação de ruminantes em pastagens, visando a maximização da área e do desempenho animal. Efeitos associativos e substitutivos entre o suplemento e o pasto. Efeito da suplementação sobre a produção animal. Efeito do pasto sobre a suplementação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SANTOS, H. P. Principais forrageiras para integração lavoura pecuária, sob plantio direto, nas regiões planalto e missões do Rio Grande do Sul. Passo Fundo: Embrapa Trigo. 2005. 56p.
  • SILVA, S. C. et al. Pastagens: conceitos básicos, produção e manejo. Viçosa: Suprema. 2008. 115p.
  • CARAMBULA, M. Pasturas Naturales Mejoradas. Montevideo: Hemisferio sur. Uruguay, 1999. 524p.
  • ROVIRA, J. Manejo nutritivo de los rodeos de cria en pastoreo. Montevideo: Hemisferio Sur, 2002. 288p.

Bibliografia Complementar:

  • CARÁMBULA, M. Pasturas y forrajes v.1: Potenciales y alternativas para producir forraje. Montevideo: Editorial Hemisferio Sur, 358p. 2002.
  • CARÁMBULA, M. Pasturas y forrajes v.2: Insumos, implantación e manejo de pasturas. Montevideo: Editorial Hemisferio Sur, 372p. 2003.
  • CARÁMBULA, M. Pasturas y forrajes v.3: Manejo, persistencia y renovación de pasturas. Montevideo: Editorial Hemisferio Sur, 2004. 414p.
  • KIRCHOF, B. Alimentação da vaca leiteira. Guaíba: Agropecuária, 1997. 111p.
  • PEIXOTO, A.M. et al. (Ed) Produção de bovinos a pasto. In: Simpósio sobre manejo da pastagem, 13., 1997, Piracicaba. Anais... Piracicaba: FEALQ, 1997. 352p.
  • Artigos de periódicos científicos nacionais http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_home&lng=pt&nrm=iso
  • Artigos técnicos-científicos da série EMBRAPA (http://www.embrapa.br/) e INIA (http://www.inia.org.uy/online/site/
  • SITES: http://www.produccionbovina.com/

Página gerada em 28/03/2024 12:54:56 (consulta levou 0.108196s)