Nome da Atividade
GENÉTICA APLICADA À PRODUÇÃO ANIMAL
CÓDIGO
1430046
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Hereditariedade e variação, Síntese protéica, Divisão Celular, Determinação do sexo, Genética clássica, Fenótipo e genótipo, Genética de populações, Biotecnologia e Teoria sintética da evolução.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar aos estudantes condições para o conhecimento de Hereditariedade e variação, Síntese protéica, Divisão Celular, Determinação do sexo, Genética clássica, Fenótipo e genótipo, Genética de populações, Biotecnologia e Teoria sintética da evolução.

Conteúdo Programático

Unidade 1. Hereditariedade e variação. Importância do estudo da genética. Introdução a biologia celular: membrana e parede celular. Biologia celular: citoplasma e organelas, núcleo e cromossomos.
Unidade 2. Síntese protéica: Genética molecular: ácidos nucléicos, replicação e transcrição do DNA, código genético e síntese protéica, controle da expressão gênica e mutação gênica.
Unidade 3. Divisão Celular: Componentes moleculares, estrutura da Cromatina, Cromossomos, Número e Morfologia dos Cromossomos, mitose e meiose. Conseqüências genéticas da meiose. Alterações cromossômicas: alterações numéricas e estruturais e suas conseqüências
Unidade 4. Determinação do sexo: Herança e sexo.
Unidade 5. Genética clássica: mono, di e polihibridismo, alelismo múltiplo. Incompatibilidade gametofítica e esporofítica. Teste de X2. Interações alélicas e não alélicas.
Unidade 6. Fenótipo e genótipo. Modo de ação gênica. Efeito materno e herança extracromossômica e exercícios. Efeito materno e herança ligada a mitocôndria e cloroplastos. Ligação e permuta: ligação genética e permuta genética. Mapas genéticos e estimativa da freqüência de permuta.
Unidade 7. Genética de populações: Equilíbrio genotípico de Hardy-Weimberg, fatores que alteram a freqüência genotípica e alélica da população.
Unidade 8. Biotecnologia: cultura de tecidos vegetais, obtenção de híbridos, engenharia genética, técnicas biotecnológicas.
Unidade 9. Marcadores moleculares: noções básicas
Unidade 10. Teoria sintética da evolução - processos que criam e ampliam a variabilidade e exercícios, processos adaptativos e especiação

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BIEGELMEYER, P.; DIONELLO, N.J.L; SILVEIRA, I.D.B. Genética aplicada à Produção Animal. 1a edição. Editora da UFPel. 2011. 160p.
  • NICHOLAS, F.W. Veterinary genetics. Oxford, Claredon Press, 1987. 578p.
  • STRICKBERGER, M.W. Genética. Barcelona, Ed. Omega, 1980. 461p.
  • VAN VLECK, L.D.; POLLAK, E.J.; OLTENACU, E.A.B. Genetics for the Animal Science. New York, W.H. Freeman, 1987. 391p.

Bibliografia Complementar:

  • Periódicos: Genetics Selection Evolution Science
  • Sites www.odnavaiaescola.com/ www.ocorpohumano.com.br/ GBOL – Genética básica online

Página gerada em 28/03/2024 09:44:26 (consulta levou 0.105080s)