Nome da Atividade
DIREÇÃO DE ARTE PARA ANIMAÇÃO
CÓDIGO
1440039
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Compreensão da etapa de concepção criativa visual na pré-produção em animação. Concepção artístico-visual do campo fílmico, dos personagens e universos narrativos. Fundamentos da linguagem visual para direção de arte. Práticas, etapas de criação e desenvolvimento e conceitos em direção de arte para o audiovisual. Elementos e princípios do desenho de produção aplicados ao espaçofílmico. Instrumentalização para a direção de arte a partir da concepção e desenvolvimento de criação de universos, espaços, personagens, cenografias e cores. O concept visual do produto de animação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar conhecimento sobre estética e estilo no cinema e da arte para a prática cinematográfica da direção de arte; trabalhar repertórios nas áreas que sãorelacionadas nesta prática, como a arquitetura, a moda, a fotografia, o design, a música e as outras artes visuais; propôr exercícios de análise e reflexão que provoquem a busca por erudição e repertório necessários para o trabalho na área de direção de arte; desenvolvimento de trabalhos práticos que reforcem os conhecimentos teóricos dados em sala de aula e fora dela; promover um diálogo entre a arte no audiovisual e no design e na comunicação visual com o objetivo de pensar a identidade e a comunicação visual no cinema.

Conteúdo Programático

1.Conceito visual em direção de arte
2.Processos de criação, direção de arte para narrativas audiovisuais
3.Elementos e princípios da direção de arte
4.Direção de arte e fotografia
5.Estilo, época e gênero narrativo
6.Cenários, objetos e universo do filme
7.Cor e paletagens de cor
8.Concepção de personagens
9.Design para projeto, divulgação e identidade visual gráfica do filme

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão cuidadora. 11. ed. São Paulo: Pioneira, 1997. [ 701.15 A748a 11.ed. (BCS) / 5 exemplares ] AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. 6. ed. Campinas: Papirus, 2008. [ 791.4301 E824 / 6.ed. (BCS) / 8 exemplares ] PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. 10. ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009. [ 701.8 P372c 10.ed. (BCS) / 3 exemplares

Bibliografia Complementar:

  • AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico decinema. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012. [ R 791.4303 A925d 5.ed.(BCS) / 3 exemplares ] AUMONT, Jacques. A imagem. 16a ed. Campinas: Papirus, 2011. [ 701A925i 16. ed. (BCP) / 11 exemplares ] AUMONT, Jacques. O Olho interminável: cinema e pintura . 2. ed. SãoPaulo: Cosac & Naify, 2011. [ 791.43 A925o 2.ed. (BCS) / 3 exemplares ] BETTON, Gerard. Estética do cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1987.[ 791.43 B565e (BCS) / 2 exemplares ] EISNER, Will. Quadrinhos e arte seqüencial. SP: Ed. Martins Fontes,1989. [ 741.5 E36q (BCS) / 2 exemplares ]

Página gerada em 19/04/2024 13:04:11 (consulta levou 0.055839s)