Nome da Atividade
PERSPECTIVAS ÉTICO-ESTÉTICAS E ARTÍSTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
CÓDIGO
1448059
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Educação estética e ensino de arte na contemporaneidade: autores, teorias, práticas metodológicas, pesquisas e tendências emergentes no ensino das Artes. Cultura Visual, Pedagogia de Imagens, Letramento Sensível e Criação Coletiva na Educação e nas Artes Visuais. A metamorfose ético-estético-pedagógica como processo metodológico de criação coletiva.

Objetivos

Objetivo Geral:

.

Conteúdo Programático

I.Ordem, Desordem e Rupturas paradigmáticas em Arte, Ciência e Filosofia na Modernidade e na contemporaneidade

1.Conhecimento e Transdisciplinaridade

2.Saber sensível, conhecimento intelectual: o erro de Descartes

II. Dimensões filosóficas, sociológicas, antropológicas da arte


III. Arte na Educação:

1. Ensino de Arte e Educação estética;

2. Aspectos históricos, legais e políticos da arte na educação: as Escolinhas de Arte, as leis 5692/71, 9394/96 e os Referenciais Estaduais;

3. Alguns teóricos e suas contribuições: Herbert Read, Augusto Rodrigues, Fayga Ostrower, Ana Mae Barbosa, Duarte Junior

IV. Educação Estética
1. Aspectos históricos à luz de algumas referências filosóficas: Platão, Kant, Hegel, Marx, Adorno, Merleau Ponty

V.Tendências atuais no Ensino de Arte: influências

1. O paradigma ético-estético: Michel Maffesoli;

2. Emoções, sentimentos e consciência na Educação Estética: A.Damásio;

3. Emoções, Linguagem e Autopoiese: Humberto Maturana;

4. A potência de existir: Michel Onfray

V. Experiências estéticas e práticas pedagógicas interdisciplinares, mediadas pelo contexto social e cultural: o fazer e o pensar da arte

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BALANDIER, George. A desordem. Elogio do movimento. Rio de Janeiro, Bertrand do Brasil, 1997.
  • DUARTE JUNIOR, João-Francisco. A Montanha e o Videogame. São Paulo: Papirus, 2010.
  • MAFFESOLI, Michel. Le Rythme de la Vie. Variations sur les sensibilités postmodernes. Paris: La Table Ronde, 2004.
  • MAFFESOLI, Michel. A parte do Diabo. Resumo da subversão pós-moderna. Rio de Janeiro: Record, 2004.
  • MAFFESOLI, Michel. O Eterno Instante. O retorno do Trágico nas Sociedades pós Modernas. Lisboa: Jean Piaget, 2001.
  • MAFFESOLI, Michel. A República dos bons sentimentos. São Paulo: ILuminuras, 2009.
  • MATURANA, Humberto. MATURANA, Humberto. El Sentido de Lo Humano.Santiago de Chille: Educciones Pedagógicas Chilenas, 1992.
  • MIRZOEFF, Nicholas. An Introduction to Visual Culture. N.Y./ London: Routledge, 2006.
  • NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo, TRIOM, 1999.
  • ONFRAY, Michel. A Potência de existir.São Paulo:Martins Fontes,2010.
  • SÈRRES, Michel. Os Cinco Sentidos.Filosofia dos Corpos Misturados. Rio De Janeiro: Bertrando do Brasil, 2001.

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