Nome da Atividade
PERFILAGEM DE POÇOS
CÓDIGO
15000212
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6

Ementa

Introdução à perfilagem de poços: perfilagem de exploração e perfilagem de produção. Métodos de perfilagem geofísica: elétricos, radioativos, acústicos, eletromagnéticos e temperatura, entre outros. Ferramentas e técnicas de processamento. Interpretações de perfilagens geofísicas em relação à presença de hidrocarbonetos, determinação de porosidade, indicadores de argilosidade, determinação da resistividade da água de formação (Rw), saturação de água, reservatórios portadores de água doce, determinação de índices qualitativos de permeabilidade. Estudos de Cut-Off com dados de perfis e de testemunhos. Eletrofácies. Aplicações Estatísticas. Geologia de perfis.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral: aprender a executar, utilizar e interpretar os resultados produzidos pelas diversas ferramentas de perfilagem de poços
Objetivos Específicos: utilizar ferramentas para perfilagens elétricos, resistividade, radioativos, neutrônicos, acústicos, entre outros.

Conteúdo Programático

- Introdução à perfilagem: perfilagem de exploração e de produção. Propriedades das rochas reservatório e selantes. O ambiente de poço.
- Perfilagem de potencial espontâneo: propriedades elétricas de rochas e minerais; metodologia do potencial espontâneo.
- Perfilagem de resistividade: equipamentos de resistividade não focados (perfis normais, perfis laterais, correções de poço). Equipamentos de resistividade focados (perfis laterais; perfis esféricos focados; correções de poço; fator geométrico). Interpretações utilizando perfis de resistividade: cálculo de parâmetros de reservatório; Lei de Archie; Saturação e mobilidade.
- Perfilagem de indução EM: princípio das medidas por indução EM (teoria do fator geométrico; skin effect). Perfis de múltiplas bobinas (perfis convencionais, correções, exemplos). Perfil de propagação eletromagnética (propriedade dielétrica das rochas, perfil EDT).
- Perfilagem Elétricos não convencionais: dipmeter (cálculo de mergulho das camadas, apresentação dos resultados, interpretação). Perfis de imagem das formações (FMS/FMI, aquisição e processamento das imagens, interpretação e exemplos).
- Perfilagem de temperatura: equipamentos e métodos de levantamento.
- Perfilagem de Raio Gama Natural: Radiotividade natural Ocorrência de isótopos naturais Detectores de raios gama total e gama espectral Interpretação.
- Perfilagem de Raio Gama Induzido: princípio da interação de raio gama. Determinação da densidade das rochas. Determinação da absorção fotoelétrica. Perfilagem HLDT: interpretação.
- Perfilagem de Neutrônicos: fundamentos da interação de neutrons com a matéria. Espalhamento elástico e inelástico. Difusão e captura. Fontes de Neutrons. Detectores de Neutrons. Os perfis de porosidade neutrônica. Interpretação efeitos de gás, da matriz rochosa, da presença de argila e do poço. Técnicas de neutrons pulsantes. Perfis AACT e geoquímico.
- Perfilagem Acústica: propriedades elásticas das rochas e minerais. Parâmetros elásticos. Propagação de onda. Perfil sônico convencional. Cálculo do tempo de trânsito nas rochas. Perfil sônico dipolar.
- Perfilagem especiais de poços: BHGM princípios, cálculo da densidade, permeabilidade, caracterização de fraturas, NMR DIPMETER FMS/FMI.
- Geologia de perfis. Interpretação Integrada. Interpretações sedimentológicas. Eletrofácies.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Ellis,D.V., 1987, Well Logging for Earth Scientists. Elsevier, New York.
  • Evenick, J. C. 2008. Introduction to well logs and subsurface maps. PennWell Corporation, Oklahoma, 236 p.
  • Serra, O., 1984, Fundamentals of Well Log Interpretation 1: The Acquisition of Logging Data. Elsevier, Amsterdan.
  • Serra, O., 1986, Fundamentals of Well Log Interpretation 2: The Interpretation of Logging Data. Elsevier, Amsterdam.

Página gerada em 16/04/2024 19:13:11 (consulta levou 0.108596s)