Nome da Atividade
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
CÓDIGO
15000981
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Introdução a tecnologias de informação e comunicação e sua relação com a educação ambiental nos espaços formais e não formais.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conhecer a partir da introdução de fundamentos teóricos metodológicos da Educação a Distância e sua relação com as tecnologias digitais de informação, a possibilidade de aprendizagem e comunicação pelos ambientes formais e não formaisde aprendizagem.
Conteúdo Programático
1. Fundamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Definição de TIC e seu papel na sociedade atual
Impacto das TIC na educação ambiental
Evolução e tendências das TIC
2. Integração das TIC na Educação Ambiental
Uso de dispositivos tecnológicos (computadores, tablets, smartphones) na Educação Ambiental
Recursos on-line e aplicativos educacionais relacionados ao meio ambiente
Ferramentas de comunicação e colaboração para projetos ambientais
3. Tecnologias para coleta e análise de dados ambientais
Sensores ambientais e coleta de informações
Sistemas de informação geográfica (SIG) na Educação Ambiental
Análise e visualização de dados ambientais
4. Aprendizagem móvel e gamificação na Educação Ambiental
Aplicativos móveis e jogos educacionais ambientais
Experiências de aprendizagem imersivas e interativas
Gamificação como estratégia para engajar os alunos na Educação Ambiental
5. Ética e segurança no uso das TIC na Educação Ambiental
Aspectos éticos relacionados à coleta e uso de dados ambientais
Segurança da informação e privacidade na era digital
Práticas responsáveis no uso das TIC em projetos ambientais
6. Estudos de caso e exemplos práticos
Exemplificação de projetos e iniciativas que integram TIC e Educação Ambiental
Análise de casos de sucesso e desafios enfrentados
Definição de TIC e seu papel na sociedade atual
Impacto das TIC na educação ambiental
Evolução e tendências das TIC
2. Integração das TIC na Educação Ambiental
Uso de dispositivos tecnológicos (computadores, tablets, smartphones) na Educação Ambiental
Recursos on-line e aplicativos educacionais relacionados ao meio ambiente
Ferramentas de comunicação e colaboração para projetos ambientais
3. Tecnologias para coleta e análise de dados ambientais
Sensores ambientais e coleta de informações
Sistemas de informação geográfica (SIG) na Educação Ambiental
Análise e visualização de dados ambientais
4. Aprendizagem móvel e gamificação na Educação Ambiental
Aplicativos móveis e jogos educacionais ambientais
Experiências de aprendizagem imersivas e interativas
Gamificação como estratégia para engajar os alunos na Educação Ambiental
5. Ética e segurança no uso das TIC na Educação Ambiental
Aspectos éticos relacionados à coleta e uso de dados ambientais
Segurança da informação e privacidade na era digital
Práticas responsáveis no uso das TIC em projetos ambientais
6. Estudos de caso e exemplos práticos
Exemplificação de projetos e iniciativas que integram TIC e Educação Ambiental
Análise de casos de sucesso e desafios enfrentados
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- OLIVEIRA, F. A. F. de; BARROCO S. M. S. (2023). Revolução Tecnológica e smartphone: considerações sobre a constituição do sujeito contemporâneo. Psicologia em Estudo, 28, e51648. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v28i0.51648
- SILVA, I. F. da; FELÍCIO, C. M.; TEODORO, P. V. Sala de aula invertida e tecnologias digitais: possibilidade didática para o ensino de ciências em uma proposta de metodologia ativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1387–1401, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.15807. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15807 . Acesso em: 15 jun. 2023.
- SOUZA, R. A.; MORAES, R. A. de. Políticas de educação, tecnologia e inovação: contribuições para uso emancipatório das tecnologias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1457–1472, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.15876. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15876
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 150 | 152 |
Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis (Especialização) |
CHRISTIANO MARTINO OTERO AVILA Professor responsável pela turma ROSAURA ESPIRITO SANTO DA SILVA Professor Regente |